O Reino Unido segue na Eurocopa, mas perdeu o seu principal representante. A tradicional Inglaterra deu vexame no torneio continental. Foi eliminada pela modesta Islândia por 2 a 1, na tarde desta segunda-feira (27), e de virada. O minúsculo país da região nórdica, que jamais havia participado de uma Euro, surpreendeu o mundo e irá encarar a França nas quartas de final.
Com a eliminação, o técnico da Inglaterra, Roy Hodson, deixou o cargo. O treinador viu o time sair na frente com um gol de pênalti de Rooney. Mas ainda no primeiro tempo os islandeses viraram a partida. Primeiro com Ragnar Sigurdsson. Depois com Sigthórsson.
A Islândia deu uma lição de superação e se tornou a grande zebra da Eurocopa. Mas a equipe da escandinávia teve a ajuda de Mick Jagger. O líder dos Rolling Stones, conhecido por ser um "pé frio", estava no estádio em Nice, postou um vídeo no Twitter, mas logo o apagou ao ver o anúncio de um desastre para o time da Rainha.
Os 323 mil habitantes da Islândia, agora, irão fazer um carnaval na neve. Com uma população do tamanho da região do Barreiro, em Belo Horizonte, o time do técnico/dentista Lars Lagerbäck decretou 20 anos de decepções para os Three Lions, desde que a equipe da Rainha conseguiu um semifinal da Eurocopa de 1996.
Agora, é o País de Galês que defenderá o orgulho do Reino Unido na Europa. A seleção comandada por Gareth Bale encara a nesta sexta-feira.
As campanhas da Inglaterra
Ano - Competição - Fase
1998 - Copa do Mundo - Oitavas
2000 - Eurocopa - 1ª fase
2002 - Copa do Mundo - Quartas
2004 - Eurocopa - Quartas
2006 - Copa do Mundo - Quartas
2008 - Eurocopa - Não participou
2010 - Copa do Mundo - Oitavas
2012 - Eurocopa - Quartas
2014 - Copa do Mundo - 1ª fase
2016 - Eurocopa - Oitavas