Léo e Murilo emplacam boa sequência e ganham protagonismo no Cruzeiro

Guilherme Guimarães/Alexandre Simões
esportes@hojeemdia.com.br
21/09/2017 às 08:56.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:39
 (Washington Alves/Ligth Press/Cruzeiro)

(Washington Alves/Ligth Press/Cruzeiro)

O Cruzeiro vive sua melhor fase na temporada e pode, na próxima semana, caso não sofra gol e balance a rede do Flamengo, conquistar o pentacampeonato da Copa do Brasil. E a missão de proteger a retaguarda estrelada na quarta-feira que vem estará sob a responsabilidade Léo e Murilo.

Mesclando a experiência de Léo com a juventude de Murilo, Mano Menezes encontrou uma solução para a zaga, que já foi o problema da equipe em 2017, por causa das lesões de Dedé e Manoel e o baixo desempenho de Caicedo, que já foi até emprestado para o Barcelona, do Equador.
 
VOLTA POR CIMA
Em temporadas anteriores, Léo chegou a ser a quarta opção para a zaga, sendo preterido por Dedé, Manoel e Bruno Rodrigo. Já Murilo, promovido ao grupo principal neste ano, aproveitou a má fase de Caicedo e os desfalques de Dédé e Manoel para assumir uma vaga no time.
Mas a tarefa não foi fácil, já que o jogador viu Mano Menezes improvisar na defesa mesmo tendo o camisa 35 à disposição.

Bom desempenho
Entrosados, Léo e Murilo apresentam juntos um aumento de produtividade considerável, e o bom desempenho dos dois faz com que a Raposa tenha atualmente a terceira melhor defesa da Série A, ao lado do Grêmio, com 21 gols sofridos em 24 jogos (média de 0,9). Nesse quesito, a equipe celeste só está atrás de Corinthians (13) e Santos (16).

Considerando apenas os jogos em que Léo e Murilo atuaram juntos, a média de gols sofridos pelo Cruzeiro cai para 0,52. 

“A defesa em si não são só os dois zagueiros. Tem o apoio dos laterais, a proteção dos volantes, o preenchimento dos espaços com os meias, quando passam da linha da bola. A gente procura cada vez mais ter esse equilíbrio. A defesa começa no ataque. A equipe busca essa evolução pra que a gente possa ter a solidez defensiva e dar o respaldo para o ataque fazer os gols’, comentou Léo.

Para o próximo compromisso do Cruzeiro, o último antes da final contra o Flamengo, Léo e Murilo ficarão fora. A dupla não jogará contra o Atlético-GO, em Goiânia, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. O camisa 3 está suspenso, já que levou o terceiro cartão amarelo na vitória por 1 a 0 sobre o Bahia. Já o prata da casa será poupado. Digão e Arthur devem formar a dupla de zaga no domingo. 

A ausência de Léo e Murilo contra o Dragão marca um detalhe interessante. Os dois começaram a formar a parceria que têm hoje justamente contra a equipe goiana, na sexta rodada do turno do Campeonato Brasileiro.
Na ocasião, vitória celeste por 2 a 0, no Mineirão.

Contrato novo
O Cruzeiro divulgou ontem a renovação do contrato do zagueiro Murilo, que também terá aumento de salário. Agora, o defensor, uma das revelações do futebol brasileiro na temporada, tem vínculo com a equipe estrelada até 31 de dezembro de 2021. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por