Depois de somar apenas duas vitórias num espaço de 12 jogos, o Atlético aliviou a pressão com um período de quatro vitórias nos últimos seis jogos. Entretanto, este momento mais positivo não refletiu numa grande arrancada na tabela do Brasileirão. O Galo está em 11º lugar, sem conseguir um "lugar ao sol", ainda.

Para o zagueiro Leonardo Silva, o baixo rendimento da equipe no começo do Brasileirão, principalmente com derrotas inesperadas em casa, são a causa de o Atlético ainda estar "estacionado" na classificação. Tropeços em casa, estes, que foram renovados no último domingo, contra o Palmeiras.

"Está refletindo agora na nossa evolução. Começo de Brasileiro ruim, onde fomos melhores fora de casa, e em casa tivemos um percentual abaixo do que costumávamos ter. E por isso, mesmo com esse percentual positivo nos últimos 10 jogos, não conseguimos evoluir tanto na tabela. Mas o pensamento é positivo, de estar evoluindo, dar sequência no campeonato para tentar evoluir", disse o capitão.

Na próxima rodada, por outro lado, o Atlético irá enfrentar uma equipe em franca ascensão. O Avaí é o melhor time do returno do Brasileiro 2017, com 10 pontos em 12 possíveis. O alvinegro, entretanto, não está muito atrás. Somou sete pontos nessas quatro primeiras rodadas do segundo turno, atrás apenas do Botafogo (9) e do próprio Leão da Ressacada, e empatado com o rival Cruzeiro.