A experiência com data para se encerrar estava sendo proveitosa. Sob o comando do Técnico Paulo César Oliveira, o meia-atacante Capixaba participava de todos os jogos da Ferroviária em 2017. Entretanto, o jogador de 20 anos teve que se despedir do clube de Araraquara-SP e retornará ao Atlético. 

O jovem apoiador, emprestado pelo Galo à Ferrinha até o fim da disputa do Campeonato Paulista, sofreu uma lesão muscular e, sem previsão de retorno, acabou sendo cortado da lista de inscritos para o decorrer do Paulistão. Assim, como o contrato de empréstimo iria até o fim do estadual, ele teve o retorno ao Galo antecipado.

"Capixaba sofreu uma lesão muscular na coxa direita, durante treino de finalização na Arena da Fonte Luminosa. Sob a supervisão do Dr. Fábio Porto, o jogador realizou exame de ressonância na manhã de hoje, confirmando a lesão. O tempo de recuperação é de 4 a 8 semanas, impossibilitando o atleta de disputar as partidas contra Corinthians, São Bernardo, Ituano e Botafogo", afirmou o clube paulista, através de nota oficial.

Capixaba, formado nas categorias de base alvinegras, participou da excursão do clube mineiro aos EUA para competir na Florida Cup 2017. Foi emprestado à Ferroviária na parceria que as duas agremiações mantém. 

No interior paulista, Capixaba só não esteve em campo no duelo contra o Corinthians, no último fim de semana, numa vitória polêmica de 1 a 0. A Ferroviária, entretanto, mesmo tendo vencido o Timão e o Santos, luta contra o rebaixamento no Paulistão. O jogador alvinegro foi titular em seis jogos e reserva em outros três compromissos, sempre entrando no segundo tempo. Fez um gol, no empate em 1 a 1 contra o Santo André.