Liga e desliga: enquanto times de BH e o Boa descansam, rivais do interior já respiram 2018

Henrique André
hcarmo@hojeemdia.com.br
07/12/2017 às 18:17.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:07
 (Leonardo Costa/Tupi; Bruno Cantini/Atlético)

(Leonardo Costa/Tupi; Bruno Cantini/Atlético)

Férias para uns, trabalho pesado para outros. É desta maneira que o futebol mineiro caminha neste resto de temporada. Enquanto América, Atlético e Cruzeiro param até o início de janeiro, oito clubes do interior, que disputam o Módulo I do Mineiro, já respiram o novo ano que se aproxima e se preparam para disputar o Estadual. A exceção é o Boa Esporte, que, assim como os grandes da capital, descansa após a participação na Série B do Campeonato Brasileiro. Cabe lembrar que a equipe boveta ascendeu à elite, após passar o 2017 na Divisão de Acesso.

Outro time que vem do Módulo II é a Patrocinense. Com 26 jogadores e trabalhando desde o último dia 27, a equipe do Alto Paranaíba tem como destaque o meio-campista Diego Borges, capitão da URT na última edição do Mineiro. O goleiro Neguete, vice-campeão com a Caldense, em 2015, é outro que vestirá a camisa do time mais tradicional de Patrocínio.

Pré-temporada

Já o Democrata, de Governador Valadares, escolheu um hotel fazenda na pequena Itabirinha para iniciar os trabalhos visando 2018. A Pantera, comandada pelo técnico Gilmar Estevam, treina desde 25 de novembro e conta com 35 jogadores no elenco.

Bicampeã do interior, a URT manteve a tônica da troca de semestres neste ano e sofreu grandes modificações no grupo. Para se ter ideia, apenas dois jogadores foram mantidos para o ano que vem.

Treinando desde o último dia 20 e com gasto de R$ 130 mil para montar o novo elenco, a equipe de Patos de Minas conta com 35 atletas; o técnico Rodrigo Santana, eleito o melhor do Estadual 2017, renovou contrato e será o responsável por buscar o tri.

Passando por sérios problemas internos (brigas políticas e salários atrasados) o Villa Nova também já iniciou os trabalhos no Alçapão do Bonfim. A preparação no Leão teve início há uma semana. Ao todo, o alvirrubro tem 30 atletas, sendo nove do sub-20.

Com seis jogadores remanescentes, o Tombense tem dois amistosos marcados para os próximos dias. Dia 14, a equipe encara o Goytacaz, em Campos, interior do Rio de Janeiro. Dia 22, o time recebe a Desportiva, do Espírito Santo, em Tombos. O Gavião Carcará tem 25 atletas.

Tupi

Ano novo, tudo novo. É com este pensamento que o Tupi trabalha para fazer um 2018 melhor do que foi a atual temporada. Sob o comando do experiente Alexandre Barroso, treinador conhecido dos torcedores mineiros, o Galo Carijó apresentou na última semana parte do elenco que representará o clube no Campeonato Mineiro e também na Série C do Brasileirão. Com poucos remanescentes, 27 atletas compõem o novo elenco alvinegro. Entre eles, nomes como os do lateral-direito Rodrigo Dias, ex-Atlético, do atacante Reis, ex-Cruzeiro, e do zagueiro Arthur Sanches, ex-Flamengo. Antes da estreia no Estadual, o time de Barroso fará amistosos contra Volta Redonda, em 23 de dezembro, e Nova Iguaçu, em 4 e 10 de janeiro.

Uberlândia

Aproveitar o novo regulamento do Campeonato Mineiro, que classifica para a segunda fase os oito melhores colocados da inicial, é a ordem no Uberlândia em 2018. Sexto colocado na edição deste ano, o Periquito do Triângulo Mineiro se movimenta nos bastidores e busca reforços de qualidade para fazer bonito no Estadual. No ataque, por exemplo, o alviverde já tem nome garantido para balançar as redes adversárias; o atacante Ricardinho, que já defendeu Ponte Preta e América, e que disputou a Série B do Brasileirão pelo Londrina, foi anunciado e defenderá o clube mineiro na próxima temporada. Reforço de número 24, ele é aguardado no próximo dia 26. Aos 29 anos, Ricardinho passou também por times dos EUA e México.

Caldense

Vice-campeã mineira de 2015 e quinta colocada nesta temporada, a Caldense já iniciou a preparação para o Campeonato Mineiro de 2018 e, aos 92 anos, comemora a melhor posição do clube no ranking da CBF. De 2015 a 2017, a Veterana pulou do 159º lugar até chegar à 74ª posição para o novo ano que se aproxima. “São números muito importantes, que demonstram a seriedade do trabalho. Este ano fizemos grandes reformas nas instalações do CT. Estamos atuando ativamente, de forma constante, para proporcionar melhorias não só no ranking como também nas condições de trabalho do departamento de futebol. Tudo isso nos motiva a querer crescer ainda mais”, comenta o vice-presidente Rovilson Ribeiro.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por