Cruzeiro cria nova estratégia para enfrentar europeus

Émile Patrício - Do Hoje em Dia
06/10/2012 às 10:27.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:51
 (Marcelo Prates)

(Marcelo Prates)

Está chegando a hora da despedida do Sada/Cruzeiro da capital mineira. Domingo (7), eles voam para Doha, no Catar, para a disputa do Mundial de Clubes 2012, que acontece de 13 a 19 de outubro. A equipe que embarcará é muito diferente daquela que jogou e conquistou os títulos da Superliga de Vôlei, do Campeonato Mineiro e do Sul-Americano deste ano. Ao menos, taticamente.

Para enfrentar os grandalhões e o estilo de jogo europeus, o técnico Marcelo Mendez teve que inovar. Levou ao CT do Barro Preto novas estratégias. O Trentino Trento, da Itália, e o Zenit Kazan, da Rússia, são os favoritos na competição, que conta também com PGE Skra (Polônia), Zamalek (Egito), Tigres Leon (México) e duas equipes do país sede, Al-Rayyan e Al-Arabi Doha.

Táticas que o levantador William, "cérebro" das jogadas, aprova. "Treinamos muito buscando mais volume de jogo. Como eles são muito grandes, não iremos enfrentar diretamente o bloqueio. Tentaremos trabalhar um pouco mais a bola, deixar o erro cair no lado de lá", explica.

O time também fez muito treino de cobertura em função disso. "Com um bloqueio alto, a gente sabe que a bola vai voltar. É um trabalho específico para esse Mundial, para nos safarmos do estilo de jogo deles", completa.

No entanto, a mudança na forma de jogar também servirá para surpreender os adversários brasileiros na Superliga, que começa em novembro. "O time será novo quando voltar, com um vôlei melhor do que apresentávamos e surpreenderá os brasileiros, que já estão habituados conosco e nos conhecem bem", pontua William. O Cruzeiro terá cinco dias de adaptação em Doha até a estreia diante do Tigres Leon.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por