Maurren retoma treinos, mira Mundial-2013 e sonha com Jogos-2016

Gazeta Press
18/09/2012 às 23:23.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:24

Eliminada na fase classificatória das Olimpíadas de Londres-2012, Maurren Maggi curtiu alguns dias de férias e iniciou a preparação física para a próxima temporada nesta semana. Ela planeja priorizar o Mundial de Moscou em 2013 e, aos 36 anos, reitera que planeja se despedir nos Jogos do Rio de Janeiro-2016.

"Eu descansei o que tinha que descansar. Já começamos a treinar para os próximos desafios e no ano que vem o principal é o Mundial. É uma competição grande e temos que visar os torneios maiores. Quero participar de muitos meetings e estar mais presente, já que agora estou mais relaxada", disse.

Campeã olímpica e tri pan-americana, Maurren já medalhou em duas edições do Mundial Indoor, mas segue em busca do primeiro pódio na versão Outdoor do evento. "É uma grande competição. Tenho vários outros títulos, inclusive o maior de todos, mas esse, ainda não", observou a atleta.

Na medida em que iniciou a preparação de forma tardia no ano passado, o técnico Nélio Moura preferiu antecipar o começo dos trabalhos em 2012. Experiente, ele pretende intensificar os treinos a partir do dia 8 de outubro e estima para o final de fevereiro de 2013 a estreia de Maurren na próxima temporada."Fisicamente, ela está bem. Teve uma lesão no quadril em maio, mas no final de junho já estava bem e fez bons treinos em julho. Não acertou a competição nas Olimpíadas de Londres, mas fisicamente não tem qualquer tipo de problema", assegurou o comandante.

A ideia de Maurren é manter o alto nível até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016. Ela admite que a missão de brigar por medalha aos 40 anos é difícil, mas diz manter uma vida regrada e garante ser capaz de suportar a rotina de treinamentos diários.

A norte-americana Brittney Resse foi campeã em Londres (7,12m), seguida pela russa Yelena Sokolova (7,07m) e pela também norte-americana Janay DeLoach (6,89m). Maurren, eliminada com 6,37m, acreditava na chance de disputar o terceiro posto.

"Acho que eu brigaria pela medalha de bronze, o que já seria bom muito bom para mim, mas paciência. Não dá para chorar pelo leite derramado e ainda estou aqui, brigando pelo que vem agora", declarou a atleta, que fez 6,85m no melhor salto de 2012.

O técnico Nélio Moura, por sua vez, garante que a pupila não estava lesionada. "A Maurren não competia desde junho, estava um pouco sem ritmo, mas bem fisicamente. Se ela acertar o salto certo na hora certa, como costuma fazer, vai continuar brigando por pódios", declarou.

"Penso em chegar até 2016 para fazer a minha despedida. Atuar em casa é um incentivo e, se estiver competitiva para disputar uma medalha, é claro que vou brigar. Eu me cuido e levo uma vida saudável. Gosto do que faço e os treinos do Nélio não chegam a ser agressivos. Em 18 anos de carreira, tive apenas uma cirurgia no joelho", enumerou.

A saltadora trabalha ao lado do técnico Nélio Moura desde o início de sua carreira. Com a convivência diária durante seguidas temporadas, o treinador vê sua pupila ainda motivada e também aposta na possibilidade de alcançar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016.

"Em 2008, a gente falava: '2012 é certeza e depois tem que pensar ano a ano'. Hoje, já vemos que é muito  possível a Maurren chegar competitiva até 2016. Ela continua tendo muito prazer em treinar, sempre gostou. Diferentemente de muita gente, ela vem para o treino e esquece dos problemas, está feliz aqui", disse. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por