Possibilidade de guerra cria dúvida para GP da Coreia do Sul e Japão

Gazeta Press
10/04/2013 às 10:55.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:42

As relações entre Coreia do Sul e Coreia do Norte são muito conturbadas e do conhecimento de todos. No entanto, o clima tem ficado cada vez mais tenso entre elas e vem chamando a atenção de todo mundo para uma possível guerra. A possibilidade do conflito também preocupa a Fórmula 1, que tem uma corrida agenda para o dia 6 de outubro, no circuito de Yeongam, no território sul-coreano.

Mensagens veiculadas por autoridades norte-coreanas alerta para que estrangeiros deixem o território vizinho e que a situação na península está avançando para um início de uma guerra nuclear.

Enquanto a Coreia do Norte já transportou mísseis para áreas estratégicas do país, o Japão também posicionou armamentos no centro de Tóquio para defender possíveis ataques. Mesmo assim, alguns analistas afirmam que, embora exista uma grande tensão, a ameaça de guerra é baixa.

O Grande Prêmio no território sul-coreano será o 14º da temporada e antecede a prova do Japão, o que também coloca em dúvida sua realização já que é outra área que pode ser afetada pela guerra e sofreu ameaças da Coréia do Norte nesta quarta-feira. Em comunicado do único partido norte-coreano publicado no jornal "Rodong Sinmundo", o país sofrerá severas consequência se agir contra o regime.

"O Japão está perto do nosso território e, portanto, não poderá fugir dos nossos ataques. Se houver um ato de guerra, todo o território do arquipélago japonês se transformará em um campo de batalha. O Exército da Coreia do Norte é absolutamente capaz de fazer saltar pelos ares as bases militares não só no Japão como em outras áreas da região Ásia-Pacífico", afirma o editorial publicado.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por