FUTEBOL FEMININO

Brasileirão Feminino começa nesta sexta; Atlético e Cruzeiro representam Minas Gerais

Letícia Lopes
@leticialopesou
Publicado em 04/03/2022 às 06:00.
Maior vencedor do Brasileirão Feminino, com três títulos, o Corinthians é o atual campeão (Lucas Figueiredo/CBF)

Maior vencedor do Brasileirão Feminino, com três títulos, o Corinthians é o atual campeão (Lucas Figueiredo/CBF)

O Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino começará nesta sexta-feira (4). Representando Minas Gerais, os times Atlético e Cruzeiro compõem a lista de 16 clubes participantes da competição neste ano. 

O Galo entra em campo nesta sexta, no Allianz Parque, às 21h, para encarar o Palmeiras. O Cruzeiro por, sua vez, estreia no domingo, às 15h, diante do Grêmio, no Sesc Alterosas.

A Raposa é uma das 12 equipes remanescentes da Série A1 do Brasileiro de 2021. Já o Galo conquistou uma vaga na competição após terminar a Série A2 do ano passado em terceiro lugar e, assim, conseguir acesso à elite. Juntos das Vingadoras, Red Bull Bragantino, Cresspom e Esmac também subiram de divisão. 

Domínio paulista

Esta será a décima edição da competição, que começou a ser disputada em 2013. Desde então, o estado de São Paulo domina o campeonato. 

Em nove edições, cinco times paulistas levantaram a taça oito vezes. O Corinthians é o maior vencedor, com três títulos.

Já o Flamengo foi o único vencedor de outro estado, em 2016.

Regulamento

O Campeonato Brasileiro será disputado em quatro fases. Na primeira, os 16 clubes estarão no mesmo grupo e se enfrentam em turno único. Os oito primeiros colocados avançam para as quartas de final. 

A partir de então, as fases eliminatórias serão disputadas em jogos de ida e volta, até que seja definido o campeão brasileiro feminino de 2022.

Como o Cruzeiro chega para a competição

O time das Cabulosas chega para o Brasileirão após ter passado por profundas mudanças. 

A ex-atleta Mariana Dantas assumiu o cargo de supervisora do time, enquanto Bárbara Fonseca passou a ser a coordenadora do departamento de futebol. 

A última novidade foi a chegada de Felipe Freitas como técnico, no dia 28 de fevereiro. Ele sucedeu o treinador Rodrigo Campos, que estava no clube desde junho de 2021. 

Como o Atlético chega para a competição

As Vingadoras chegam para a disputa do Brasileiro A1 pela primeira vez. No ano passado, elas terminaram o campeonato da Série A2 em terceiro lugar, com 15 pontos, e então conseguiram o acesso. 

O Galo também conquistou o Campeonato Mineiro de 2021. Neste ano, o time segue comandado por Lindsay Camila, contratada em outubro do ano passado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por