para colecionar

‘Heróis do Esporte’: coleção de estatuetas de craques é lançada por artistas de BH

Letícia Lopes
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/09/2022 às 08:01.
A coleção 'Heróis do Esporte' conta com três esculturas até o momento: Éder Jofre, Garrincha e Oscar Schmidt. (Divulgação/Eddie Vieira)

A coleção 'Heróis do Esporte' conta com três esculturas até o momento: Éder Jofre, Garrincha e Oscar Schmidt. (Divulgação/Eddie Vieira)

Direcionado a colecionadores e amantes do mundo esportivo, artistas de Belo Horizonte lançaram um projeto para eternizar grandes nomes do esporte nacional por meio de esculturas. A coleção “Heróis do Esporte” criou uma série de três estatuetas que, primeiramente, homenageiam Oscar Schmidt, Éder Jofre e Garrincha, e já estão sendo vendidas exclusivamente por meio do site, em edição limitada.
 
Os idealizadores são os jornalistas esportivos Bruno Neves, Samy Vaisman e o escultor Eddie Vieira. A iniciativa veio da percepção da ausência de algo físico que lembrasse atletas que levaram o nome do Brasil para o exterior, devido a momentos de glória e conquistas. “Foi então que concebemos o projeto, um trabalho que é reconhecido pelo mercado nacional e estrangeiro de colecionadores”, explica Eddie.
 
As três primeiras peças são referentes a Oscar Schmidt, considerado um dos maiores nomes do basquete nacional, do ex-pugilista Éder Jofre, o Galo de Ouro, tricampeão mundial de boxe, e Mané Garrincha, um dos maiores nomes do futebol. Eddie Vieira adianta que a próxima estatueta já está em produção e fará referência ao ex-jogador Zico. 
 
As estatuetas são feitas em resina polystone, pintadas a mão com tinta de poliuretano, resistentes a raios UV, água, abrasão e produtos químicos. As peças custam a partir de R$1.500. Todas vêm autografadas pelos personagens, ainda vivos, e têm selo de autenticidade.
 
Para produzir as peças, Eddie conta que o processo envolveu muitas conversas, análises e esboços até chegar a “ideia perfeita”:  “para todos os atletas que produzi, respeitei a paleta de cores e reduzi o tamanho para um sexto da altura real deles (de 35 a 40 cm)”.
 
O escultor revelou que o tempo médio para desenvolver as estátuas é de doze meses: “começamos pela arte e matriz, depois seguimos para as fôrmas e a produção das cópias com seus devidos acabamentos impressos em 3D. A impressão 3D, aliás, é uma ferramenta necessária atualmente, traz um nível de realismo fantástico. Cada impressão 3D dos protótipos levou em torno de um (1) a dois dias”, detalha o especialista.

Casa dos Quadrinhos

A Casa dos Quadrinhos – Escola Técnica de Artes Visuais e Digitais, sediada em Belo Horizonte, foi fundada em dezembro de 1999 e faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade. Sua abordagem didática tem como base uma bem estruturada e conceituada equipe de professores que utiliza avançada metodologia de ensino.

Na Casa dos Quadrinhos, interessados em se aprofundar nas técnicas de esculpir e pintar esculturas e de impressão 3D poderão se inscrever no curso “Escultura Digital e Modelagem”, ministrado pelo Eddie Vieira. Destinada a maiores de 14 anos, a disciplina tem duração de um semestre e ao concluí-la os estudantes imprimem seu projeto na impressora 3D Lab da escola, que utiliza o software Zbrush.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por