Medalhista olímpico, ginasta britânico é suspenso após ironizar muçulmanos

Estadão Conteúdo
esportes@hojeemdia.com.br
01/11/2016 às 14:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:28
 (Reprodução GBTeam)

(Reprodução GBTeam)

A Federação Britânica de Ginástica anunciou nesta terça-feira (1) a suspensão do atleta Louis Smith de qualquer competição por dois meses, por mau comportamento. A decisão aconteceu após a repercussão negativa de um vídeo no qual o ginasta aparece ironizando os muçulmanos.

No vídeo, gravado antes de um casamento, o ginasta aposentado Luke Carson imita um muçulmano rezando ajoelhado, enquanto Smith, que grava tudo com um celular, diverte-se. Apesar de simples e rápido (dura apenas cinco segundos), o vídeo foi repercutido em toda a imprensa britânica e Smith teve que se desculpar.

"Eu estou profundamente arrependido pelo recente vídeo que vocês devem ter visto. Eu não estou me defendendo, o que eu fiz foi errado. Eu quero me desculpar pela profunda vergonha que eu causei para mim e para minha família, que também foi afetada pelas minhas ações sem pensar", escreveu o ginasta no Facebook, na época.

Apesar dos pedidos de desculpas, a federação britânica considerou a atitude passível de punição, até pela reincidência de Smith, que já havia sido advertido em junho por um outro caso de mau comportamento.

Sobre o último caso, uma comissão independente acionada pela federação considerou a atitude uma "violação dos padrões de conduta". "A comissão determinou que uma punição cumulativa era apropriada e ordenou um período de dois meses de suspensão", explicou a entidade.

Smith é um dos grandes nomes da ginástica britânica na atualidade, até por sua popularidade. Ele conquistou duas medalhas de prata olímpicas consecutivas no cavalo com alças, em Londres-2012 e no Rio-2016, e uma de bronze no mesmo aparelho, em Pequim-2008. O atleta possui ainda um bronze por equipes em Londres.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por