Mineiras em quadra pelas semifinais da Superliga, por uma final inédita

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
30/03/2017 às 19:21.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:57

Na temporada passada, elas fizeram um confronto doméstico nas semifinais da Superliga Feminina de Vôlei e uma ficou pelo caminho. Desta vez, as duas representantes mineiras na competição não se cruzam nessa etapa, por conta das campanhas feitas na fase classificatória. Com isso, Praia Clube (que levou a melhor ano passado) e Minas Tênis entram hoje em quadra carregando a possibilidade de uma final inédita na competição. Para isso, no entanto, não apenas terão de superar rivais fortíssimos na melhor de cinco partidas, como também a desvantagem de fazer apenas dois jogos diante de sua torcida. E, num momento decisivo, buscar o algo mais que pode fazer a diferença contra dois adversários acostumados a levantar troféus.

O Praia abre sua série contra o Osasco no Ginásio José Liberatti, às 19h, confiante em repetir o que fez no turno da competição, quando bateu as paulistas por 3 a 2 em Uberlândia. Do último confronto, no entanto, as lembranças não são boas: 3 a 0 para as meninas comandadas por Luizomar de Moura. Agora, no entanto, a equipe do Triângulo sabe que se trata de um campeonato à parte

"É uma nova etapa, um novo desafio e nos preparamos muito para ele. Fico feliz ao ver que a equipe está evoluindo nessa reta final e chega a ela com possibilidade de crescer ainda mais, lógico que o objetivo é vencer na casa delas para tirar a vantagem. Há pressão para os dois lados, pois nós ficamos em terceiro na primeira fase e elas em segundo, e tem tudo para refletir as campanhas. O Osasco é um time muito forte, mas procuramos estudá-las ao máximo para sair na frente", destaca a levantadora Claudinha.

O técnico Ricardo Picinin lembra que, para fazer a final pelo segundo ano consecutivo, será necessário vencer pela primeira vez o Osasco em seus domínios, mas acredita que até este desafio pode servir como motivação extra. "O fato de termos decidido a série com o Brasília no terceiro jogo desgastou um pouco o time mas, por outro lado, fez aflorar ainda mais o senso coletivo e o emocional das meninas. Serão jogos duríssimos em que vai melhor quem conseguir ser mais regular nos aspectos físico, mental e tático", prevê. A central Fabiana viajou com as companheiras, mas segue em tratamento da fascite plantar no pé esquerdo e ainda desfalca o Praia hoje.

Bicho-papão
Na Arena JK, o Minas recebe, às 21h30, a equipe mais vencedora da história do vôlei feminino brasileiro. Bernardinho e o Rexona conquistaram 11 vezes a Superliga e, na edição desse ano, só perderam uma partida. O grupo atual se destaca pela homogeneidade – não há uma atleta que se destaque em relação às demais, mas o ex-técnico da Seleção Brasileira masculina pode contar com a mineira Gabi, com Juciely, a líbero Fabi e a ponteira holandesa Anne Buijs.

No time mineiro, é inegável que a chegada da norte-americana Hooker e o retorno de Jaqueline ajudaram as demais jogadoras a ganhar em confiança e eficiência. A central Mara é, hoje, a jogadora de melhor aproveitamento no bloqueio. A preocupação é com a segunda maior pontuadora da competição, a ponteira Rosamaria, que sofreu uma contusão no joelho diante do Bauru e, embora tenha participado de alguns treinos, passará por nova avaliação.

"Pegamos uma equipe muito qualificada, mas a nossa também cresceu muito, especialmente, no returno, em que sofremos apenas duas derrotas. Passamos pelas quartas de final com dificuldades, mas em apenas dois jogos. Agora, precisamos ver o quanto a nossa consistência fará com que se torne real a possibilidade de passarmos para a final, capacidade nós temos e lutaremos muito para alcançar esse objetivo. Primeiro, o nosso sistema de jogo deve funcionar muito bem. Em segundo, o nosso saque, bloqueio e defesa tem que trabalhar em alto nível. E, por fim, temos que ter a cabeça fria e tranquila para decidirmos da melhor maneira possível”, avalia o técnico Paulo Coco.

Os playoffs

Sexta-feira (31)
19h     Osasco x Praia Clube    José Liberatti (Osasco)
21h30    Minas x Rexona        Arena JK (BH)

Terça-feira (4)
19h    Praia Clube x Osasco    Ginásio do Praia (Uberlândia)
21h30    Rexona x Minas        Jeunesse Arena (Rio)

7/4
19h    Osasco x Praia Clube    José Liberatti (Osasco)
21h30    Rexona x Minas        Jeunesse Arena (Rio)

11/4 (*)
A definir        Praia Clube x Osasco    Ginásio do Praia (Uberlândia)
A definir        Minas x Rexona        Arena JK (BH)

14/4 (*)
A definir        Osasco x Praia Clube    José Liberatti (Osasco)

15/4 (*)
A definir        Rexona x Minas        Jeunesse Arena (Rio)

(*) se necessário

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por