Mineiro de Marcas e Pilotos promete levantar poeira no asfalto do Circuito dos Cristais

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
19/04/2017 às 21:08.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:11

No clima árido de Curvelo, onde está o Circuito dos Cristais, primeiro utódromo internacional do estado, um bom tempo ainda será necessário até que as áreas de escape troquem a terra pela grama. Se entre as motos o desafio é permanecer na faixa asfaltada para evitar sustos, sobre quatro rodas por vezes é preciso ir além das zebras para ganhar tempo e posições.

Por isso não é exagero dizer que a segunda etapa do Mineiro de Marcas e Pilotos, sábado e domingo, promete levantar poeira na cidade que é o centro geográfico do estado. Mais uma vez os grids reunirão não apenas os melhores mineiros, mas também paulistas, goianos e brasilienses brigando pelas primeiras posições.

O evento marca ainda a estreia da categoria Mini VP, que será disputada por duplas no comando de réplicas dos Mini Cooper originais, equipados com mecânica Fiat e pneus slicks de Fórmula 3. Neste primeiro momento, os seis carros vão acelerar conjuntamente com a categoria Clássicos (para os modelos velhinhos).

O sábado será reservado aos treinos livres e tomadas de tempo. No domingo, a programação começa às 8h10, com a primeira bateria dos Clássicos/Mini VP, que voltam à pista depois da corrida inicial do Marcas – as etapas são disputadas em rodada dupla.

Na categoria Super, o líder é o atual campeão mineiro, Gustavo Mascarenhas, que venceu as duas provas da primeira etapa, com o Uno da equipe Curvel. Entre seus principais adversários estão Thiago Tambasco, Flávio Costa e os irmãos Leandro e Wanderson Freitas.
Entre os inscritos na Light, quem comanda é o paulista Lamartine Pinotti, à frente de Gustavo Veronez e Alexandre Salum.

TRUCK E FÓRMULA
Se foi esnobado pelos organizadores do esvaziado Brasileiro de F-Truck, o Circuito dos Cristais receberá as principais equipes e pilotos da categoria, que resolveram se manter em atividade criando um calendário de copas regionais. Curvelo será o palco da primeira etapa da Copa Sudeste, em 15 de outubro, com perspectiva de participação das equipes oficiais Ford, Iveco, Man/VW e Scania.

Além disso, um grupo de pilotos e equipes se movimenta nos bastidores para a criação de um campeonato para monopostos, o que seria uma iniciativa inédita em Minas. A ideia é reunir, nos grids da Fórmula Open Minas, carros das fórmulas 3, Renault, Ford, Chevrolet e Vee, com classificação por categorias e um sistema de paradas nos boxes de acordo com a potência de cada carro que manteria a briga pelas primeiras posições gerais aberta até a bandeirada.

 'ESTRANGEIROS' DOMINAM ETAPA

DO MOTOCROSS EM ITABIRITO

O alto nível em todas as categorias do Mineiro de Motocross trouxe pilotos de todo o país para a disputa da segunda etapa, em Itabirito, e os visitantes não se fizeram de rogados, dominando as principais categorias, diante de 10 mil pessoas. Na MX1 (motos quatro tempos até 450cc), o paulista Dudu Lima, da Kawasaki, superou o paranaense Jean Ramos. O também paulista Fábio Santos foi o melhor na MX2 (motos quatro tempos até 250cc), enquanto o gaúcho Bruno Schmitz recebeu a bandeirada em primeiro na 85cc. A MX3 (pilotos acima de 35 anos) teve como vencedor o carioca Daniel Federal. A competição prossegue em 10 e 11 de junho, em local ainda indefinido.

 FIM DE SEMANA COM DOIS PILOTOS

DO ESTADO EM AÇÃO NO VELOPARK

A pista do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), recebe neste fim de semana a segunda etapa dos campeonatos brasileiros de Stock Car e Turismo. No primeiro, o mais importante certame do automobilismo nacional, o ipatinguense Alberto Valério (Full Time Bassani) busca melhores resultados depois de enfrentar problemas na abertura do campeonato, em Goiânia. No segundo, Edson Coelho Júnior (MRF Motorsport), de João Monlevade, tenta encostar nos líderes – ocupa o quinto lugar, mesma posição conseguida na primeira prova. As duas competições têm etapa prevista novamente para Curvelo, em 23 de julho.

 ALUNOS DA UFMG BUSCAM AJUDA PARA

DESENVOLVER BAJA MOVIDO A ELETRICIDADE

Alunos dos cursos de Engenharia Aeroespacial e Engenharia Mecânica da UFMG criaram uma campanha de financiamento coletivo na internet para poder participar da primeira edição do Fórmula SAE elétrico, competição entre instituições de ensino que, sob regras estritas, projetam e aceleram o modelo em provas de eficiência, consumo e velocidade – na versão para motores a combustão, a Federal ficou com o vice-campeonato, classificando-se para a final mundial, nos EUA. Os interessados em colaborar com a equipe Formula Tesla UFMG podem fazê-lo por meio do endereço https://www.kickante.com.br/campanhas/veiculo-eletrico-universitario-0.

 DOMINGO DE EMOÇÃO COM A TERCEIRA

ETAPA DO 'THE KART CUP' EM VESPASIANO

Depois de um hiato de quarenta dias, os pilotos da The Kart Cup voltam pra pista em pleno feriado. No domingo, às 10h, o Kartódromo RBC Racing sedia a terceira etapa do campeonato, com modelos indoor sorteados entre os participantes. O traçado escolhido para as provas promete exigir muita habilidade dos pilotos. No campeonato Ramon Tancredo continua na liderança, mas os adversários igualmente experientes prometem dar trabalho. A classificação completa após as duas primeiras etapas está no site do grupo, o www.thekart.com.br. O campeonato tem o apoio do Hoje em Dia, Arflan, Quality Service, Planejados PH e Akamig.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por