Mineiro terá rivais com objetivos individuais e Atlético x Cruzeiro na 9ª rodada

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
17/11/2017 às 12:05.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:44
 (Bruno Cantini/Atlético)

(Bruno Cantini/Atlético)

O Módulo I do Campeonato Mineiro de 2018, que teve a sua tabela divulgada ontem, terá muito mais que o aumento de uma data, com a inclusão das quartas de final, e o aperto do calendário, com os clubes entrando em campo com apenas 15 dias de pré-temporada por causa da Copa do Mundo da Rússia.

Para América, Atlético e Cruzeiro, os três participantes que disputarão também a Série A do Campeonato Brasileiro, não faltarão desafios.
O Coelho vai lutar para mudar o enredo do ano passado, quando venceu o Campeonato Estadual depois de 15 anos de jejum, mas acabou rebaixado à Segunda Divisão nacional.

O Atlético, por sua vez, lutará contra uma escrita que tem relação direta com o América, pois nunca foi campeão nas edições do Mineiro disputadas em anos seguintes aos acessos do Coelho à Série A.

Isso aconteceu em 1993, quando a taça ficou com o América, 1998 e 2011, anos em que o Cruzeiro foi campeão, e no ano passado, quando perdeu a final para o próprio o Coelho.

Já a Raposa lutará para evitar a maior sequência sem levantar a taça do Estadual desde o hexa atleticano (entre 1978 e 1983). A equipe celeste não foi campeã nas últimas três temporadas, sendo a sua melhor colocação o vice-campeonato do ano passado.

O Cruzeiro não venceu o Campeonato Mineiro entre 1999 e 2002, mas não disputou o torneio no último ano desta série – assim como América, Atlético e Mamoré – devido à participação na Copa Sul-Minas.
Naquele mesmo ano, a Raposa conquistou o Supercampeonato Mineiro, competição que contou com os quatro clubes da Sul-Minas mais a Caldense, vencedora do Estadual.

Quartas

Ingredientes não faltam para os clubes da capital na competição. A fórmula de 2018 tem como grande novidade a disputa das quartas de final, em jogo único, na casa do time de melhor campanha. Em caso de empate, o semifinalista será conhecido nos pênaltis.

Com a introdução desta fase, nas semifinais, o 1º colocado será o clube com melhor campanha na primeira fase dentre os classificados. E assim sucessivamente até o 4º colocado.

Como já acontecia nos anos anteriores, nas semifinais e na final, o time de melhor campanha na fase classificatória terá o direito de disputar a partida de volta em casa. E, ainda, de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.

Jogo mais aguardado da competição, o clássico entre Atlético e Cruzeiro será disputado na 9ª rodada, quando, pela força dos dois clubes, ambos já deverão estar garantidos na fase seguinte. O mando será atleticano, e a partida está marcada para o dia 4 de março, no Independência.

Ontem pela manhã, na sede do Sicoob, que dará nome ao torneio, o presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Castellar Guimarães Neto, revelou que valor do patrocínio para 2018 será o maior da história da entidade.

O dirigente defendeu ainda a tradição e a força financeira do Campeonato Mineiro, que, segundo ele, remunera muito bem aos clubes no que se refere a cotas de televisão e rendas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por