Mineiros levam quantidade e qualidade ao Brasileiro de Kart, em Santa Catarina

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
05/07/2017 às 20:31.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:24
 (Bruno Gorski/Quick Comunicação)

(Bruno Gorski/Quick Comunicação)

Muito antes de contar com um autódromo, Minas Gerais já era referência no kart – no fim da década de 1960, Toninho da Matta foi um dos primeiros a desafiar a hegemonia dos paulistas, precursores do esporte no Brasil.

Em menos de uma semana, a delegação de pilotos do estado começa a disputa do 52º Campeonato Brasileiro, no traçado do Beto Carrero World, em Penha (SC), disposta a manter a tradição.

O que não será fácil, considerando que a mais importante competição da modalidade no país será marcada por um recorde: mais de 550 inscritos. Com grids repletos, o caminho até o pódio fica ainda mais difícil – a programação prevê uma tomada de tempos e três corridas classificatórias, cuja pontuação, somada, determina as posições de largada na grande final.

Como de costume, o Brasileiro é dividido em duas fases (nos últimos anos, agrupadas num mesmo kartódromo). De terça a sábado ganham a pista as categorias Mirim (até 8 anos), Cadete (8 a 11 anos), Júnior Menor, Júnior (14 anos), Sudam (com motores usados nas competições internacionais sul-americanas), Shifter (karts com câmbio) Graduados e Sênior; Fórmula 4 Graduados e Sênior (karts com motores quatro tempos 400cc até e acima dos 25 anos).

Apostas
E já nesta primeira parte (a segunda será disputada entre os dias 18 a 22), vários representantes mineiros aparecem em condições de andar na frente, especialmente considerando o desempenho na Copa SPR, evento preparatório para o Brasileiro.

Na Cadete, Henrique Magioni conseguiu um animador vice-campeonato, mostrando-se à vontade na pista, mesmo caso do campeão mineiro Luca Neuenschwander. Gustavo Souza, Joaquim Marques, Luigi Di Lazzaro são os demais inscritos. João Henrique Ribeiro, Matheus Sena e Miguel Abras são os representantes mineiros na Mirim. Na Júnior Menor, dois nomes fortes: o de Ayrton Gil, que volta a acelerar depois de um ano longe das pistas e Lucas Staico, que vem motivado pela conquista do título paulista (o estadual mais forte do país). João Victor Matos disputa a Júnior.

Um dos pilotos que farão jornada dupla (está inscrito também na Graduados), Gabriel Paturle espera fazer valer a experiência de provas nos EUA para brigar pelo título na Sudam. Daniel Cançado e André Novaes aceleram na F-4 Graduados e, apesar dos 33 adversários na categoria, também chegam a Santa Catarina confiantes em terminar entre os primeiros.

 RÁPIDAS

BONS PEGAS E DOMÍNIO DOS FAVORITOS
NA SEGUNDA DO GP GERAIS DE MOTOVELOCIDADE

Temperatura amena fora da pista, mas quente dentro dela. Assim foi a segunda etapa do GP Gerais, o Mineiro de Motovelocidade, que mais uma vez levou pilotos de todo o país ao Circuito dos Cristais em Curvelo. Nas principais categorias, melhor para os favoritos – casos dos atuais campeões Fernando Guerra (Superbike 1.000cc Pro); Jirios Abboud (Superbike 1.000cc Master); Rodrigo Dazzi (Superbike 1.000cc Light) Toninho Franzen (Supersport 600cc Pro) e Sérgio Laurentys (Supersport 600cc Master). Pedro Lins e Rafael Morand venceram, respectivamente, na Light 1.000cc e 600cc, destinadas a quem está começando no esporte. Na 300cc, nova vitória do paulista Enzo Garcia, de apenas 13 anos.

 IGOR FRAGA FAZ BONITO E VENCE DUAS

VEZES NA QUARTA ETAPA DA F-3

O ipatinguense Igor Fraga fez bonito na quarta etapa do Brasileiro de Fórmula 3, disputada em rodada dupla no Autódromo de Interlagos (São Paulo). Com o Dallara da equipe Prop Car, ele foi o melhor na categoria Academy (motores de 220cv, contra os 250cv da categoria F-3 Brasil) em ambas as corridas. Na segunda, aliás, teve de lidar com a pista úmida, que foi secando com o passar das voltas, e os pneus para o asfalto molhado. O bom resultado levou o mineiro a somar 84 pontos, nove a menos do que o líder da categoria, Marcel Colleta. O próximo desafio de Igor, que começou a carreira no kart japonês (onde os pais trabalhavam) e se destacou em competições asiáticas, está marcado para 19 de agosto, no circuito gaúcho de Santa Cruz do Sul.

 CARMO DO CAJURU VAI RECEBER A

TERCEIRA ETAPA DO MOTOCROSS

A cidade de Carmo do Cajuru, na região Oeste, a 112 quilômetros de Belo Horizonte, será a sede da terceira etapa do Mineiro de Motocross, de 22 a 24 de setembro. Os organizadores chegaram a um acordo com a Prefeitura e o circuito será montado no Parque de Exposições, às margens da MG-230. Depois do sucesso das etapas de Jeceaba e Itabirito, a expectativa é mais uma vez pela participação de pilotos de todo o país, motivados pelo elevado nível técnico em todas as categorias. A programação, com entrada franca, terá treinos e corridas de sete categorias no sábado, o que se repete no domingo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por