Modelo inglês de segurança será utilizado no Rio de Janeiro durante a Olimpíada

Henrique André
hcarmo@hojeemdia.com.br
09/06/2016 às 16:37.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:49
 (Reprodução)

(Reprodução)

A ameaça de atentados terroristas durantes os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, marcados para agosto, não é descartada e muito menos ignorada pelo governo brasileiro. Apesar da tentativa de  tranquilizar população e turistas, afirmando que serão 'os Jogos da Paz', há uma cooperação internacional atuando para que o evento transcorra sem este tipo de ocorrência. Polícias dos quatro cantos do mundo atuam de forma conjunta com a brasileira, para minimizar qualquer risco.

"Os jogos trabalham com uma vertente com o combate à criminalidade no exterior. Pessoas que são suspeitas ou reconhecidas por crimes lá fora, serão barradas já no embarque", explica o diretor do Departamento de Crimes Fazendários da Polícia Federal, Luiz Carlos Cruz.  

"Por aqui, vamos fazer operações de reforço nas fronteiras, para evitar a entrada de criminosos, armas e drogas", acrescentou à reportagem do Hoje em Dia, durante o Encontro Nacional de Colunistas, Editores e Bloqueiros (Enecob),  realizado durante a semana na Cidade Maravilhosa.

Modelo inglês

Como estratégia para garantir a segurança na cidade, também após os Jogos, Cruz conta que o modelo inglês será copiado em terras tupiniquins. A chamada "segurança azul", na qual policiais são treinados e devidamente equipados, sem auxílio das forças nacionais (exército) será colocada em prática.

"Você equipa e treina o policial, e assim que acaba o evento ele vai conrtinuar servindo com mais treinamento, equipamentos e condições para continuar agindo contra a crimininalidade", conta o diretor da PF-RJ.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por