“Mostra Gandarela” terá apresentação até novembro

Cinthya oliveira - Hoje em Dia
29/10/2015 às 07:10.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:15
 (Anderson Lessa)

(Anderson Lessa)

Quem quer assistir a mais peças baseadas ou inspiradas em Shakespeare tem outras opções na capital. Uma delas é a “Mostra Gandarela Cultural”, realizada até o dia 8 de novembro em três cidades: Belo Horizonte, Rio Acima e Ibirité. O evento vai levar, para o Teatro Marília (av. Alfredo Balena, 586), os espetáculos “Dois Cavalheiros de Verona” (dias 4 e 5) e “Caesar – Como Construir um Império” (dias 6 e 7) – sendo que, neste último, os atores Caco Ciocler e Carmo Dalla Vecchia transitam por todos os personagens.

A mostra é uma realização do Instituto Gandarela, entidade que está trabalhando para construir, em Rio Acima, um teatro-réplica do The Globe, construído em 1997 em Londres a partir de pesquisa sobre o espaço original onde Shakespeare apresentava suas montagens. A intenção é ser um palco para montagens brasileiras dos textos do dramaturgo inglês.

Enquanto a burocracia transcorre e a construção não se concretiza, o trabalho do instituto vai sendo dirigido para a formação de público. “Quando o Globe Theater Brasil for criado, não será um elefante branco. O público já estará formado para receber o teatro”, diz Mauro Maya, idealizador da mostra.

Segundo ele, a iniciativa tem a intenção de apontar a variedade de linguagens e abordagens que se pode dar a todas obras de Shakespeare. “Não há limites de representação. Como é uma obra universal, é muito atual. ‘Muito Barulho Por Nada’ é do final do século 16 e parece que é uma peça de hoje. Fizemos uma versão em que o personagem é um ribeirinho do rio São Francisco”, diz Maya, completando que a montagem também será levada ao Rio de Janeiro.

As informações sobre todas as atrações da “Mostra Gandarela” podem ser conferidas no site gandarela.com.br. Neste fim de semana, o evento leva espetáculos da Cia. Luna Lunera para o Teatro Marília.
 

Escolhas

O dramaturgo inglês e seus marcantes personagens também são foco do espetáculo/site specific “Shakespeare – Livros para Sobreviver”. Nesse projeto, o ator Diego Bagagal ocupa diferentes espaços do casarão que abriga a Academia Mineira de Letras.

Logo na entrada, um grupo de pessoas escolhe o tom da apresentação e quais serão os três personagens abordados, dentre sete. Ou seja, é o público quem decide o caminho.

As apresentações acontecem de terça a sexta, até dia 6 de novembro. São três encenações diárias: 19h30, 20h30 e 21h30. Público máximo de oito pessoas por sessão. Entrada por R$ 40 e R$ 20 (meia).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por