Nadadores brasileiros iniciam aclimatação para os Jogos Olímpicos, em São Paulo

Da Redação (*)
esportes@hojeemdia.com.br
26/07/2016 às 16:34.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:01
 (Satiro Sodré / SSPress / CBDA)

(Satiro Sodré / SSPress / CBDA)

A natação brasileira segue em preparação para os Jogos Olímpicos. A equipe brasileira iniciou nesta segunda-feira (25), a aclimatação no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Neste período, os nadadores vão intercalar atividades dentro e fora d'agua sob o comando de uma equipe multidisciplinar. A aclimatação vai até o dia 2 de agosto na capital paulista. 

Recém inaugurado, o CT conta com uma piscina olímpica, outra de 25 metros, área de aquecimento, arquibancada, academia e demais estruturas que vão auxiliar na preparação dos 33 atletas. 

O estado de Minas Gerais será representado por oito nadadores que defendem o Minas Tênis Clube - Ítalo Manzine, Henrique Martins, Thiago Pereira, Daiene Dias, Nicolas Oliveira, Kaio Márcio, Miguel Valente e Marcos Macêdo. 
Medalhista de prata nos Jogos de Londres em 2012,  Thiago Pereira comentou sobre esse período de preparação. 
“Esse primeiro dia está bem tranquilo e eu estou tentando esperar a entrada na Vila para entrar mesmo no clima. Vamos tentar segurar esses dias, ainda mais relaxado, sem antecipar tudo que está por vir”, comentou Thiago

Estudo do sono 

Uma das novidades nesse período de aclimatação é a parceria da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) com o Instituto do Sono. Tal interação busca melhorar a perfomance dos atletas, e minimzar os efeitos da grande variação de horário entre as disputas das provas. As eliminatórias estão previstas paras às 13hrs e as finais para às 22hrs. 
O professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Marco Túlio de Mello, coordenador do programa, deu detalhes do trabalho realizado com os nadadores.
“Nós estamos dando continuidade ao trabalho que iniciamos há quase três anos. Nesta fase, buscamos entender o perfil do sono dos nossos atletas. Com as provas em horários distintos do que eles estão acostumados, precisamos avaliar corretamente a rotina e em que momento eles reagem com as variações. Utilizaremos o banho de luz, crioterapia (método de resfriamento corporal), actigrafia (método de monitoramento do ciclo atividade-repouso), questionários e as análises destes dados – completou o professor Marco Túlio de Mello”

As provas de natação na Olímpiada serão disputadas entre os dias 6 a 13 de agosto, no Estádio Aquático Olímpico. 

* Com CBDA

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por