As três partes envolvidas no negócio ainda estão conversando e tentam achar um consenso na qual não haja efeitos colaterais negativos. Atlético, América e Bahia conversam sobre o futuro do volante Gustavo Blanco. E o novo panorama da negociação indica que o jogador viria ao Galo só depois de cumprir contrato no Coelho.

O presidente do Bahia, Marcelo Sant'Ana, já confirmou na noite de quarta-feira (7) que existe sim um interesse concreto do Atlético em contar com o meia. O América, neste caso, teria direito a 10% dos valores envolvidos na transferência, como taxa de vitrine. 

Porém, por manter uma relação positiva com a diretoria do rival de cidade, o Coelho espera evitar a saída precoce de Gustavo Blanco. Ele está emprestado pelo Bahia ao clube alviverde até fim de novembro, quando encerra o Campeonato Brasileiro da Série B. Para tentar diminuir o ímpeto de Blanco em se transferir a um clube da Série A, o América até estuda aumentar os vencimentos do jogador.

O Atlético não teria pressa em contar com o volante e a ideia de tê-lo apenas em 2018, mediante empréstimo junto ao Bahia com os direitos econômicos fixados, pode ser bem aceita no lado alvinegro da conversa. Até porque, atualmente o elenco de Roger Machado conta com Rafael Carioca, Adilson, Elias, Yago, Ralph e Roger Bernardo para a função de meio de campo defensivo. 

Em contato com o Hoje em Dia, o empresário do jogador, Luciano Rêgo, confirmou apenas que o futuro de Gustavo Blanco segue em debate pelos três clubes. Já o diretor de futebol Ricardo Drubsky ressaltou que o América gostaria de ficar com o jogador, mas acrescenta que o Coelho deverá respeitar a vontade dos donos do direito econômicos do jogador, que é o Bahia.

"Realmente o Bahia nos comunicou que há o interesse de outro clube no Blanco e o clube seria o Atlético Mineiro. Fizemos empréstimo de alguns jogadores, todos eles sem oneração para o América. E fizemos, como é de praxe, um percentual de vitrine. Importante dizer que estamos mantendo contato com as partes envolvidas, inclusive com o atleta, que está feliz de estar aqui. Queremos que ele fique até novembro, mas sabemos como é o mercado, dinheiro fala mais alto e sempre pinta propostas".

Gustavo Blanco virou titular absoluto do Coelho e um dos destaques do Campeonato Mineiro. Na Série B, se ausentou apenas do último jogo contra o Ceará, quando sentiu desconforto muscular na coxa. Tal problema deverá afastá-lo também do compromisso desta sexta-feira (9), quando o América visita o Vila Nova no Serra Dourada, pela 6ª rodada da Segundona.