No 'Campeonato do G-12', Atlético e Cruzeiro fracassam

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
17/08/2018 às 18:53.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:58

Dos oito próximos jogos de Atlético e Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro, seis serão clássicos, incluindo o confronto direto entre eles, provavelmente em 16 de setembro, um domingo, no Mineirão, pela 25ª rodada. E se dar bem nesses confrontos será fundamental para a dupla alcançar o objetivo mínimo que carrega nesta Série A: integrar o G-6 e garantir vaga na Copa Libertadores do ano que vem.

Com o acesso do Internacional, que estava na Série B em 2017, o Brasileirão voltou a ter este ano o chamado “Campeonato do G-12”, pois todos os grandes clubes estão na competição e significam 60% dos participantes.

E uma classificação considerando-se apenas os resultados alcançados nesses clássicos mostra que os clubes que se deram melhor nesses confrontos brigam na parte de cima da tabela.

O líder São Paulo, o segundo colocado Flamengo e o terceiro, Internacional, alcançaram 63,6% de aproveitamento nos 11 clássicos que disputaram no turno. E lideram o “Campeonato do G-12”.

Completa o G-4 desse torneio paralelo justamente o Grêmio, que fecha o G-4 também na classificação geral da Série A, competição que até agora tem em 2018 os chamados grandes ocupando as suas dez primeiras posições.

MINEIROS

Apesar de ocupar a quinta colocação na classificação geral, no “Campeonato do G-12” o Atlético é  o sétimo e com um aproveitamento de apenas 43%. Isso evidencia que o desempenho ruim nos clássicos é o responsável por tirar o Atlético do G-4.

E quando se analisa a tabela, se tem a certeza de que é exatamente isso o que aconteceu. Nos 15 pontos disputados contra os seus parceiros de G-6, o Atlético ganhou apenas um, no empate por 2 a 2 com o líder São Paulo no Morumbi, logo na quarta rodada da Série A.

Perdeu para o vice-líder Flamengo e o terceiro colocado Internacional, ambos os jogos por 1 a 0, dentro do Independência, e nas duas primeiras partidas após a Copa do Mundo da Rússia foi derrotado, como visitante, pelo Grêmio, que é quarto, e pelo Palmeiras, que é sexto.Bruno Cantini/Atlético

Nos confrontos diretos pelas primeiras posições no Independêcia, o Atlético foi derrotado por Flamengo e Internacional (foto)

Neste domingo, o Atlético encara o Botafogo, às 16h, no Engenhão, e vencer será fundamental para não correr o risco de se distanciar ainda mais da liderança.

O Cruzeiro tem aproveitamento desastroso nos chamados clássicos nacionais. Conquistou um ponto a cada três disputados e na classificação do “Campeonato do G-12” se destaca negativamente pelo péssimo desempenho do seu ataque, que marcou apenas quatro gols nas 11 partidas disputadas contra os grandes, média de 0,36.Vinnicius Silva/Cruzeiro E. C.

Logo na primeira rodada do Campeonato Brasileiro o Cruzeiro já perdeu o seu primeiro clássico na competição, sendo derrotado pelo Grêmio por 1 a 0, no Mineirão

Na 19ª rodada, o time recebe o Bahia, neste domingo, às 16h, no Mineirão, mas nas quatro primeiras do returno terá clássicos contra Grêmio, Fluminense, Internacional e Botafogo.

O América, que neste domingo recebe o Fluminense, às 19h, no Independência, fez dez pontos contra os grandes. Foram três com Enderson Moreira, em seis jogos, e sete com Adilson Batista, em três partidas. Na derrota de 3 a 1 para o Cruzeiro foi dirigido por Ricardo Drubscky.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por