CONSCIENTIZAÇÃO

No dia Mundial do Doador de Sangue, Fortaleza retira o vermelho do escudo

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 14/06/2023 às 14:39.
Fortaleza faz campanha no dia mundial do doador de sangue (Reprodução / Twitter Fortaleza)

Fortaleza faz campanha no dia mundial do doador de sangue (Reprodução / Twitter Fortaleza)

Nesta quarta-feira (14), o Fortaleza pegou vários torcedores de surpresa nas redes sociais ao retirar o vermelho do escudo do clube. Horas depois, a explicação veio. Nesta quarta, é celebrado o dia mundial do doador de sangue.

“Hoje é o dia em que pessoas de todo o mundo se mobilizam para promover um simples gesto de amor que pode salvar muitas vidas: a doação de sangue. No Dia Mundial do Doador de Sangue e em qualquer outro dia, seja um doador e jogue junto com a vida”, postou o clube.

O lema desta edição da campanha é "Doe sangue, doe plasma, compartilhe a vida, compartilhe com frequência". No Brasil, apenas entre 1,6% e 1,9% da população é doadora de sangue. Em países da Europa, esse índice chega a 5%. De acordo com o Ministério da Saúde, 14 em cada mil brasileiros doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fortaleza convoca torcedores de todos os clubes para doação de sangue (Reprodução / Twitter Fortaleza)

Fortaleza convoca torcedores de todos os clubes para doação de sangue (Reprodução / Twitter Fortaleza)

Para ser um doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar 50 quilos, no mínimo, estar bem de saúde e apresentar documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais.A autorização pode ser acessada no site do Hemominas.

Na faixa etária de 60 a 69 anos, as pessoas podem doar, desde que tenham feito alguma doação anterior. Não é necessário estar em jejum, mas deve-se evitar comer alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Vacinados podem doar, respeitado o intervalo, que pode ser de 48 horas para vacinas contra a gripe e para a vacina Coronavac contra covid. Para as demais vacinas contra a covid-19, o intervalo é de uma semana. Informações podem ser obtidas pelo número gratuito 0800 282 0708.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por