No seu 50º jogo, Rafael tenta ajudar o Cruzeiro a superar o líder Palmeiras

Guilherme Guimarães
gguimaraes@hojeemdia.com.br
13/10/2016 às 07:47.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:12
 (Divulgação/ Cruzeiro)

(Divulgação/ Cruzeiro)

O goleiro Rafael, de 27 anos, passou mais da metade da sua vida no Cruzeiro, onde está há 14. E desde que fez sua estreia no time principal, em 2008, nunca havia tido tantas oportunidades de jogar como na atual temporada. Como Fábio está lesionado e só volta em 2017, o prata da casa assumiu a meta. E diante do líder Palmeiras, hoje, às 19h30, na Fonte Luminosa, em Araraquara, pela 30ª rodada do Brasileirão, ele atinge a marca de 50 jogos com a camisa celeste.

O feito tem grande representatividade, já que Rafael entrará no hall dos 25 jogadores da posição que mais defenderam o clube. E como deve fazer pelo menos mais nove jogos em 2016 (oito no Brasileirão e um na Copa do Brasil), o camisa 12 pode ultrapassar Arthur, que jogou no Cruzeiro entre 2003 e 2005, e Chico (1954/1955), na lista de goleiros com mais partidas pela Raposa. O primeiro somou 55 jogos, enquanto o segundo, 57.

“Claro que é um momento especial, pois estou tendo minha maior sequência de jogos. Fazia, em média, cinco ou seis partidas no ano. Agora fiz mais jogos. Fico feliz e espero que a cada dia nosso time jogue melhor, conquiste mais vitórias e leve menos gols”, disse Rafael antes da partida de sábado passado, quando o Cruzeiro fez 2 a 0 na Ponte Preta, no Mineirão.

O adversário de hoje já está na história de Rafael. Contra o Palmeiras, em 2011, num empate por 1 a 1, no Pacaembu, ele fazia o seu 14º jogo pelo Cruzeiro. E, na luta que a equipe travava contra o rebaixamento, como agora, teve papel importante, pois defendeu seu primeiro pênalti, numa cobrança de Marcos Assunção.

Dos três pênaltis já defendidos, os outros dois foram este ano, contra o Atlético-PR, na Primeira Liga, em cobrança de Nikão, e diante do São Paulo, no Brasileirão, ao impedir o gol de Chávez.


Mano Menezes esconde o time do Cruzeiro para o jogo de hoje. O treino de ontem foi fechado. Bryan entra na lateral esquerda, no lugar de Edimar, suspenso. No meio, Romero e Cabral disputam uma vaga. Arrascaeta briga por outra com Rafinha.

O Palmeiras deve contar com o zagueiro Mina e o atacante Gabriel Jesus, que defenderam Colômbia e Brasil, respectivamente, na última terça-feira, em jogos das Eliminatórias.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras x Cruzeiro

Palmeiras: Jailson; Jean, Edu Dracena (Yerry Mina), Vitor Hugo e Egídio; Tchê Tchê, Moisés e Zé Roberto (Gabriel); Róger Guedes, Dudu e Gabriel Jesus (Alecsandro). Técnico: Cuca

Rafael; Ezequiel, Léo, Bruno Rodrigo e Bryan; Lucas Romero (Ariel Cabral), Henrique, Robinho e Arrascaeta (Rafinha); Rafael Sóbis e Ramón Ábila. Técnico: Mano Menezes

19h30

Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara, São Paulo

Jailson Macedo Freitas (BA), auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (BA) e Carlos Berkenbrock (SC)

Premiere

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por