Segunda modalidade mais vitoriosa do país na história das Olimpíadas, com 22 medalhas (uma a menos que o voleibol), o judô brasileiro inicia oficialmente nesta semana uma importante temporada, na qual serão disputados o Mundial do Azerbaijão e o Pan-Americano da Costa Rica, entre outros.

Enquanto atletas da nova geração foram levados para representar o país no Grand Prix da Tunísia, encerrado ontem, a Seleção Brasileira principal se apresenta nesta segunda-feira (22) em um Centro de Treinamentos em Pindamonhangaba (SP) para abrir os trabalhos de 2018.

Este é um ano-chave para a gente, pois a partir de maio começa o processo de classificação olímpica”

Ney Wilson
Diretor de Alto Rendimento da CBJ

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) convocou ao todo 63 atletas – contando com alguns judocas das categorias de base –, sendo nove deles representantes da equipe Belo Dente/Minas Tênis Clube.

Mariana Silva, Ketleyn Quadros, Kamilla Silva, Alex Pombo, Gustavo Assis e Eduardo Bettoni integram a Seleção principal.

Em Pindamonhangaba, eles terão a companhia de Millena Ribeiro (Sub-18), Robson Segantin e André Henrique (Sub-21), selecionados dentre os jovens judocas que participaram do Meeting da Base, na semana passada, para permanecer na cidade e treinar com a equipe sênior.

O caso de Kamilla merece destaque. A atleta de apenas 20 anos participou do torneio júnior, mas já havia se garantido na Seleção Principal deste ano, ao lado de Gustavo Assis, na disputa da segunda etapa da Seletiva Tóquio-2020, promovida pela CBJ em dezembro.

“Este é um ano-chave para a gente, pois a partir de maio começa o processo de classificação olímpica”, explica Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento da entidade.

Após os treinos, a Seleção Principal disputará os Grand Slams de Paris e Dusseldorf, em fevereiro.

ATLETAS DO MINAS NA SELEÇÃO

MULHERES

57kg
Kamilla Moreira Silva
63kg
Mariana dos Santos Silva
Ketleyn Lima Quadros
70kg
Millena Ribeiro da Silva*

HOMENS
60kg

Robson Segantin Penna*
73kg
Alex Wilian Pombo Silva
90kg
Gustavo Henrique Silva Assis
Eduardo Bettoni da Silva
100kg
André Henrique Humberto*

*Atletas das categorias de base