Bem diferente do que era antes, casa de duas equipes da cidade, segunda arena do Estado. O Novo Independência completa nesta quarta-feira (25) seis anos de funcionamento. Foi num 25 de abril de 2012 que o Horto remodelado abriu as portas, num América 2x1 Argentinos Júniors, em jogo festivo também para comemorar o centenário do Coelho.

O Independência, pouco depois, virou o local de jogos do Atlético, que virou sócio da concessionária BWA (agora LuArenas), responsável pela administração do estádio. O Horto, que lotou nos anos seguintes com o Galo na Libertadores e o Coelho subindo de divisão, possui seis diferentes capacidades, segundo o laudo de segurança do mesmo.

São elas: 24.044 pessoas, "considerando a área total construída da edificação", segundo o documento disponível no site da FMF. Considerando os assentos, o espaço cai para 23.018 espectadores.

Entretanto, há restrições de segurança do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Ministério Público que diminuiu tais números. Tudo isso tendo como o setor visitante em variável. O "Cadeira Ismênia" pode receber quatro capacidades de público. O primeiro é de 2.219 de ocupação total do setor, o que leva a capacidade geral do Horto em 22.800.

Por outro lado, se houve torcida visitante nos jogos, então serão mais outras três capacidades totais, uma vez que há três tipos de divisão com visitantes no "Cadeira Ismênia": ocupação total, ocupação parcial e ocupação mínima. 

A primeira é quando o time que visita o Horto solicita carga máxima para sua torcida: 1.871 ingressos (número sempre pedido pelo Cruzeiro nos clássicos contra o Atlético, por exempo) - que tornam a capacidade total de 22.452, que é o número classificado como "capacidade operacional" do Horto. 

A "Cadeira Ismênia" pode receber divisória entre público mandante e público visitante, sendo que há a divisória mais igualitária, com 830 ingressos visitantes e 850 ingressos mandantes. Com isso, seriam 1.680 ingressos na área, num total de 22.261 ingressos. Se o setor visitante tiver a divisão desigual, então serão 1.760 cadeiras disponíveis (270 para visitante, 1490 para mandante), tornando a capacidade total do Horto em 22.341.