Janeiro está logo ali. Com o primeiro mês de 2017 se aproximando, a expectativas dos torcedores mineiros em relação a montagem dos elencos de América, Atlético e Cruzeiro para a próxima temporada é imensa, e vista principalmente nas redes sociais.

Correndo contra o tempo para fechar os respectivos elencos, as diretorias dos clubes da capital aos poucos anunciam os nomes de quem fica ou sai dos planos.

No Atlético, vice-campeão da Copa do Brasil e quarto no Brasileirão, baixas importantes no meio de campo fazem com que a torcida peça desesperadamente por reposição.

O argentino Dátolo não teve vínculo renovado; Júnior Urso retornou de empréstimo ao futebol chinês; Leandro Donizete seguiu para o Santos.

Apesar de vários nomes especulados nos bastidores, a diretoria alvinegra ainda não anunciou quem serão os substitutos.

Na zaga, Ronaldo Conceição, que será emprestado, e Edcarlos, com contrato encerrado, também estão fora dos planos. Como reforço, Felipe Santana, que estava no futebol russo, é a novidade. Para a lateral esquerda, o alvinegro buscou no América Danilo, que foi o carrasco atleticano na decisão do Campeonato Mineiro.

Barca celeste
Pelos lados da Toca, três contratações foram anunciadas. Para a zaga, veio o equatoriano Luis Caicedo. Na lateral esquerda chega Diogo Barbosa, ex-Botafogo. No meio de campo a aposta é no volante Hudson, que estava no São Paulo nesta temporada.

Enquanto o clube corre atrás de mais reforços, vários atletas, que retornaram de empréstimo, já foram recolocados no mercado pela diretoria.

No meio, Souza foi vendido ao Cerezo Osaka, do Japão, Willian Farias e Uillian Corrêa foram para o Vitória, Allano acabou emprestado ao Estoril, de Portugal e Bruno Ramires atuará pelo Vitória de Guimarães, também de Portugal.

O goleiro Elisson, prata-da-casa, jogará pelo Vila Nova-GO. Outra cria da Toquinha, o zagueiro Fabrício Bruno, foi emprestado à Chapecoense, assim como o companheiro de posição Douglas Grolli.

No ataque, Roni foi para o Albirex Niigata, do Japão, Rafael Silva emprestado ao Náutico, e Neilton envolvido na troca por Hudson junto ao São Paulo.

Bruno Rodrigo, que não renovou contrato, pode ser anunciado como novo zagueiro do rival Atlético.

Faxina no Coelho
Já no América, uma grande reformulação tem sido feita para o próximo ano.

Rebaixado para a Série B do Brasileirão, o Coelho anunciou as contratações do lateral-direito Alex Silva, ex-Atlético, do meio-campista Gerson Magrão, que estava sem clube, e do atacante Hugo, peça-chave do Juventude.

Fora dos planos estão atletas como Guerreiro, Nixon, Bruno Teles, Alison, Éder Lima, Pablo, Suéliton e Diego Lopes.

O lateral Danilo seguiu para o Atlético; Gilson e Jonas foram para o Botafogo; Michael retornou para o Fluminense.