O sertão desta vez vai virar Pantanal: edição de 25 anos do Rally dos Sertões vem aí

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
16/08/2017 às 22:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:07
 (Sanderson Pereira)

(Sanderson Pereira)

O Dakar brasileiro. Hoje não é exagero afirmar que o Rally dos Sertões é digno da comparação, tanto mais que já recebeu alguns dos principais nomes do fora de estrada no mundo ao longo de sua história, valendo inclusive para o Mundial de Rally Cross-Country entre os carros e motos.

História que teve inspiração no Rally do São Francisco, disputado uma única vez em 1991 (apenas nas duas rodas) e vencido pelo mineiro Bernardo Magalhães, o Bê. Dois anos depois, o desafio era disputado pela primeira vez, com direito à passagem por território mineiro, rumo à região do Nordeste que justificava o nome. A cada ano, novidades e uma estrutura sempre mais profissional, com alto nível técnico e percursos que atravessavam localidades ainda desconhecidas do grande público, como os Lençóis Maranhenses e o Jalapão.

Pois sábado a maratona de poeira, lama e desafio parte para sua 25ª edição. Por questões logísticas e principalmente de marketing, a largada foi mantida em Goiânia, como nos últimos anos, mas o destino final (que foi Belo Horizonte em 2014) agora é o Pantanal sul mato-grossense. Bonito, com suas águas claras e paisagens que justificam o nome, consagrará os campeões, após uma semana de muita velocidade. E mais uma vez com uma forte participação mineira e perspectivas de bons resultados para os representantes do estado nas principais categorias.

Nas motos, a ausência sentida é de Tunico Maciel, da equipe oficial Honda, que se contundiu durante o Ibitipoca Off-Road. Líder do Campeonato Mineiro (as duas etapas valeram como preparação), o araxaense Marco Antônio Pereira é grande candidato a um lugar no pódio da categoria Production Aberta, para modelos com preparação limitada. Eduardo Menin Ferreira (Minas Adventure Tour) e Ronie Von Silva (Mineiros no Sertão) estão inscritos na Over 45, enquanto Carlos Alberto Braga (Mineiros no Sertão) encara a prova na categoria CRF230/Brasil, destinada ao modelo recreativo da Honda. Pedro Henrique Teixeira Costa, o Pedro HTC, é o mineiro na disputa dos quadriciclos, com um Polaris Scrambler.

Nas quatro rodas, o mais do que experiente Luís Carlos Nacif comanda um protótipo T-Rex na categoria T1, que reúne os modelos mais potentes e com maior preparação. Mesmo com rivais fortíssimos como os Mini All 4 também usados no Dakar e que serão comandados por Guilherme Spinelli e Sylvio de Barros; ou a Ford Ranger de Reinaldo Varela, ele tem tudo para terminar mais uma vez entre os 10 primeiros.

Atração

Atração à parte é a família Teixeira. Se o pai, Antônio Carlos (presidente do Rally Clube de Minas Gerais), soma 12 participações – e desta vez terá como navegadora a filha Maitê, que dá os primeiros passos como piloto no Mineiro – o outro filho, Lucas, acelera pela segunda vez com um protótipo Sherpa disposto a vencer na categoria Pró-Brasil. A seu lado, o experiente navegador Armando Miranda. Renato Martins e Enedir Júnior estreiam na categoria Regularidade, em que o objetivo não é ser o mais rápido, mas cumprir à risca a média estabelecida pela organização.

Os UTVs são cada vez mais numerosos neste tipo de competição e confirmam a condição de coqueluche neste tipo de prova. E a equipe mineira Yoda Racing aparece entre as favoritas, com Gustavo Lapertosa/Fábio Zeller (Polaris) e Henrique Gutierrez/André Cruz (Protótipo Yamaha), na categoria Pro Turbo. 

 RÁPIDAS

SEGUNDA ETAPA DO GP GERAIS MOVIMENTA

O CIRCUITO DOS CRISTAIS, EM CURVELO

Pilotos de todo o país voltam a invadir o Circuito dos Cristais no domingo, para a segunda etapa do GP Gerais, válido como Mineiro de Motovelocidade. Além dos treinos e corridas nas categorias 300cc, Naked (para motos sem carenagem); Supersport 600cc (Pro/Master/Light) e Superbike 1.000cc (Pro/Master/Light) e dos treinos da Touring (para quem quer apenas acelerar em segurança e aprimorar a técnica); o público, que terá acesso gratuito ao autódromo, contará com food trucks, área de recreação infantil, shows musicais e poderá prestigiar o evento Fast Girls, que reunirá as mulheres amantes das duas rodas. E quem for de moto poderá dar uma volta pelos 4.420m (em velocidade de passeio). Por R$ 10 e um quilo de alimento não-perecível será possível ter acesso aos boxes. A programação tem início às 9h.


MINEIRO DE ENDURO VELOCIDADE PROSSEGUE

COM PROVA EM PEDRINÓPOLIS

A cidade de Pedrinópolis, a 88 quilômetros de Araxá, será palco,  domingo, da sexta etapa do Mineiro de Enduro FIM (Velocidade), também válida como quinta etapa da Copa Cerrado. A movimentação se dará em torno do Parque de Exposições, onde ocorrerão largada, chegada e a assistência mecânica das equipes. Os pilotos vão encarar três voltas por um percurso de 38 quilômetros, divididos em dois enduro testes, em trilhas de cerrado, e um extreme teste (com nível técnico elevado e obstáculos artificiais). O público poderá acompanhar toda a movimentação de perto e ainda colaborar com a Apae de Santa Juliana, que receberá a renda das refeições vendidas. Mais uma vez, a expectativa é pela participação de paulistas, goianos e brasilienses, que prometem dar trabalho aos melhores do estado.

 FERAS DE OUTROS ESTADOS VÃO BRIGAR

POR VAGAS NA FINAL DA SELETIVA PETROBRAS

A condição de classificatória para a final da Seletiva Petrobras de Kart – com três vagas para os melhores pilotos na categoria Super Sprinter (15 a 18 anos) vai esquentar a primeira rodada dupla da Taça Minas Gerais, sábado, no RBC Racing, em Vespasiano. Além de Gabriel Paturle, Lucca Abreu e Gustavo Zwetkoff, principais esperanças mineiras, feras de outros estados confirmaram presença. Casos do pernambucano Sérgio Crispim e do brasiliense Lucas Okada. De acordo com a regra do evento, que distribuirá premiação em dinheiro aos primeiros, além de testes em carros de fórmula e turismo, os vencedores das duas corridas e o piloto que somar maior número de pontos nas duas baterias se garantem. Também haverá disputas nas categorias Cadete, Júnior Menor,  F4 e Super Kart Indoor, além da  graduação de uma turma  do Projeto Piloto do Futuro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por