Olimpíada no Brasil é a mais repercutida no mundo graças às redes sociais

Rodrigo Gini
rgini@hojeemdia.com.br
08/08/2016 às 10:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:14
 (Reprodução Twitter)

(Reprodução Twitter)

Antes mesmo que a bola rolasse, começassem corridas, partidas, saltos e apresentações e as medalhas entrassem em disputa, os Jogos Olímpicos do Rio garantiram um recorde.

Nunca antes na história do esporte mundial um evento foi tão fotografado, filmado, registrado e repercutido. E não é apenas nas imagens da TV – serão 7 mil horas de transmissões ao vivo distribuídas para todo o planeta em alta definição.

As redes sociais são mais do que nunca uma realidade e, se nas edições anteriores havia uma preocupação do Comitê Olímpico Internacional (COI) com o excesso de tuítes, posts e selfies, desta vez não é o caso – ao menos se o conteúdo não tiver destinação comercial.

Mais do que isso, a entidade máxima do olimpismo e o Comitê Organizador apostaram em parcerias com as três principais plataformas sociais da rede: o Google, o Facebook e o Twitter. O que tem gerado uma quantidade impressionante de conteúdo e uma interatividade sem precedentes entre o público e os astros olímpicos.

Em detalhes

Nem os jornalistas podem passar da zona internacional da Vila Olímpica? Não há problema, em algum momento alguém vai postar uma imagem dos apartamentos, da paisagem.

E se um ciclista como o britânico Chris Froome, tricampeão da Volta da França, resolve parar os treinos para uma água de coco com os colegas de equipe na beira da praia, basta um clique e suas dezenas de milhares de seguidores podem curtir.

O mesmo valeu para as tricampeãs olímpicas no futebol, as norte-americanas que, concentradas em Belo Horizonte na primeira fase do torneio feminino, fizeram questão de mostrar a satisfação ao provar o brasileiríssimo açaí ou se deliciar numa churrascaria.

E a goleira Hope Solo, uma das estrelas do time – que se envolveu numa polêmica justamente ao postar foto em que aparecia com um chapéu/mosquiteiro e um suprimento de repelente de mosquitos – fez questão de reproduzir em seu perfil a matéria do Hoje em Dia sobre a fã que esperou 15 horas para recebê-la em Confins, ganhou autógrafo e foto.

Mesmo o Papa Francisco se valeu das redes sociais para enviar sua mensagem aos atletas. Pelo Twitter, pediu que sejam sempre mensageiros da fraternidade e do verdadeiro espírito olímpico.

Hashtags

E mesmo se há o famoso limite de 140 caracteres, é possível ficar por dentro de praticamente tudo o que se passará no Rio e nas demais sedes. O internauta que usar a hashtag da sigla de seu país (#BRA) no Twitter vai achar um emoji olímpico para compartilhar a torcida.

O Moments, ferramenta do site que compila as principais publicações sobre assuntos relevantes na rede, faz atualizações constantes de resultados, quadro de medalhas e os destaques do dia.

E o Periscope, ferramenta de vídeo do microblog, terá um canal com todas as transmissões ao vivo relacionadas aos jogos. O Google, além um resumo de informações disponível assim que se pesquisa qualquer tema ligado à Olimpíada, apresenta resultados, atletas, programação do dia e a agenda da TV.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por