Paulistão já revelou grandes nomes do futebol brasileiro

Estadão Conteúdo
15/01/2018 às 09:18.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:46
 (Seleção brasileira de Tite tem )

(Seleção brasileira de Tite tem )

O Campeonato Paulista é um dos Estaduais que mais revelam jogadores para o futebol brasileiro. Com a alteração no regulamento, dando maior espaço para as categorias de base, a tendência é que mais talentos apareçam nesta temporada. No passado, nem tão distante assim, alguns talentos que até hoje brilham saíram dos gramados do futebol do Estado.

Os dois principais jogadores da seleção brasileira, Neymar e Gabriel Jesus, chamaram a atenção primeiramente no Paulistão. Hoje astro do PSG, Neymar começou a encantar o mundo em uma partida contra o Mogi Mirim, em 2009, quando foi titular pela primeira vez e já marcou um gol na vitória por 3 a 0 do Santos. Dali em diante, o menino não parou de subir, comandou o time no título estadual do ano seguinte e deu sequência à sua brilhante carreira.

Quem também aproveitou o Paulistão para mostrar seu talento foi Gabriel Jesus. No Palmeiras, o menino começou a passar de promessa a realidade em 2015, encarando times do interior paulista. Em um jogo contra o São Bernardo, o técnico Oswaldo de Oliveira chegou a se irritar com um torcedor que ficava pedindo a entrada do atacante. Naquele ano, o Palmeiras perdeu a decisão do Estadual para o Santos, mas viu o atacante ganhar experiência para a sequência da temporada.

Em um passado mais distante, dezenas de outros grandes jogadores também iniciaram sua trajetória no Campeonato Estadual. Foi na decisão do Paulista de 1988 que o atacante Viola, com apenas 18 anos, apareceu para o Brasil, ao marcar o gol que sacramentou o título do Corinthians sobre o Guarani.

Outro grande jogador que brilhou no futebol paulista foi o atacante Muller. Revelado pelo São Paulo no Paulista, ele depois fez parte dos chamados Meninos do Morumbi, que fizeram sucesso na década de 1980.

Os times do interior também foram responsáveis por revelar muitos talentos que se tornaram craques dentro e fora do Brasil. Como, por exemplo, Rivaldo, que saiu do modesto Mogi Mirim e chegou a ser eleito o melhor jogador do mundo em 1999. Luis Fabiano, Flávio Conceição, Marcos Senna, Amoroso, Luizão e Mauro Silva são outros exemplos de talentos que saíram do Paulistão.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por