DE MINAS PARA O MUNDO

Pelé eterno: conheça a história do Rei do Futebol contra os clubes mineiros

Arthur Lage
@ArthurDL8
29/12/2022 às 16:15.
Atualizado em 29/12/2022 às 16:23
 (Reprodução)

(Reprodução)

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nasceu em Três Corações, no Sul de Minas, em 23 de outubro de 1940. Apesar de ser mineiro, o Rei do Futebol nunca atuou profissionalmente pelos clubes do estado. Mas colecionou momentos importantes na carreira  contra os mineiros.

A primeira partida oficial do melhor jogador de todos os tempos em terras mineiras foi em junho de 1957 contra o Fabril, em Lavras. Aos 16 anos, Pelé fazia o 29° jogo pelo Santos e já despontava como um atleta diferenciado. O craque marcou quatro dos sete gols santistas na partida, que venceu por 7 a 2.

No primeiro jogo oficial em Belo Horizonte, Pelé enfrentou o Atlético em janeiro de 1958. O Santos goleou o Galo por 5 a 2 e contou com um gol do Rei, que ainda perdeu o primeiro pênalti da carreira, defendido pelo goleiro Arizona.

Em dezembro de 1958, Pelé marcou três gols na capital mineira - a única vez -, quando enfrentou o Cruzeiro em um amistoso no estádio Independência, vencido pelo Santos por 4 a 2.

Na decisão da Taça Brasil de 1966, o craque foi expulso na derrota histórica por 6 a 2 para o Cruzeiro, que chegou a abrir 5 a 0 no primeiro tempo. O confronto da época contra o Santos marcou o primeiro título brasileiro da Raposa, que também venceu a partida de volta por 3 a 2.

Em 1969, Pelé voltou a enfrentar o Atlético, desta vez defendendo a Seleção Brasileira em um amistoso no Mineirão, que terminou com a vitória do Galo por 2 a 1. O Rei teve uma partida movimentada, marcando o gol do Brasil e sendo expulso na reta final do jogo.

No mesmo ano, mas em novembro, Pelé anotou o milésimo gol da carreira contra o Vasco. O jogo seguinte foi no Mineirão, diante do Atlético, que venceu a partida por 2 a 0. Ele novamente foi expulso na partida, que ficou marcada pela festa e homenagens protagonizadas pela torcida atleticana para o conterrâneo mineiro pelo feito histórico.

Em outubro de 1971, na sua única vitória diante do Cruzeiro no Mineirão, Pelé teve a chance de balançar as redes na partida, mas perdeu um pênalti aos 44 minutos do segundo tempo, defendido por Hélio.

A despedida do craque contra um clube mineiro foi em 1974. Pelé fez sua última partida oficial contra o Cruzeiro pelo Brasileirão daquele ano. Na ocasião, o Santos perdeu por 3 a 1.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por