Poetisa recebe 'Galo de Prata' e reforça ligação do Atlético com nomes ilustres da Literatura

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
28/06/2017 às 18:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:18
 (Bruno Cantini/Atlético)

(Bruno Cantini/Atlético)

A poetisa, ou melhor, poeta Adélia Prado, uma das maiores do gênero no Brasil, recebeu a maior homenagem do Atlético no começo da noite desta quarta-feira (28). A escritora de Divinópolis, torcedora do clube mineiro, foi agraciada com o troféu "Galo de Prata".

A premiação serve também para fortalecer uma ligação história do Atlético com a Literatura brasileira. A maior delas, inclusive, é com Roberto Drummond. O jornalista, autor de 'Hilda Furacão', foi um atleticano fervoroso, mantendo uma coluna exclusiva para falar do Atlético. Mas tudo começou com o autor do primeiro gol da história do clube, em 1909, Aníbal Machado.

Há também João Guimarães Rosa. O mineiro, nascido em Cordisburgo, foi um dos responsáveis por recepcionar o Atlético na famosa excursão à Europa em 1950. O autor do aclamado 'Grandes Sertões: Veredas" era o 1º Secretário e Conselheiro da Embaixada de Paris quando o Galo visitou a capital francesa para enfrentar o Stade Français no último jogo da digressão.

Além destes, há também o poeta Emílio Moura e os escritores Paulo Mendes Campos e Bartolomeu Campos de Queirós, os três listados como atleticanos ilustres. Este último, inclusive, assim como Adélia Prado, venceu o Prêmio Jabuti.     

"O Atlético já tem uma coisa a favor que é o nome do mascote. O nome Galo já tem, em si, um poder sonoro muito grande, é um símbolo muito bonito. Nada mais poético que escutar o canto do Galo de madrugada. Como disse João Cabral (de Melo Neto, escritor) o Galo dá licença para a manhã amanhecer. Agradeço a homenagem, em nome dos atleticanos da minha família, e vou guardá-la com muito carinho, assim como guardarei o fato de ter sido lembrada com tanta afeição", comentou Adélia.Bruno Cantini/Atlético

REUNIÃO NA QUINTA
A reunião do Conselho Deliberativo do Atlético, para trata de "assuntos gerais" começaria logo após a homenagem do clube a escritora Adélia Prado. Entretanto, a data do encontro será novamente agendada para esta quinta-feira (29), enquanto o Atlético recebe o Botafogo na Copa do Brasil. O presidente do Conselho, Rodolfo Gropen, quis antecipar a reunião justamente para não ser feita durante a partida, mas houve objeção.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por