Primeiro brasileiro a ser campeão da NBA, Spliter celebra título

Agência Estado
16/06/2014 às 14:13.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:02
 (Reprodução/Twitter)

(Reprodução/Twitter)

San Antonio, Estados Unidos, 16 (AE) - Tiago Splitter se tornou no último domingo o primeiro brasileiro campeão da NBA. Seu San Antonio Spurs venceu o Miami Heat por 104 a 87, em casa, e fechou a série melhor de sete com facilidade, por 4 a 1. Para o pivô, foi a realização de um sonho que, segundo ele próprio, nunca imaginou que pudesse acontecer.

"Eu nunca imaginei que um dia eu poderia ser campeão da NBA e ainda seria o primeiro brasileiro a conquistar esse título. Eu só queria fazer parte desse universo que eu sempre tive vontade de conhecer de perto, que eu assistia pela televisão desde que era pequeno. Eu jamais sonhava mesmo em ser campeão da NBA. Não consigo controlar a minha alegria. Eu sou campeão", declarou em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Depois de ser titular em quase toda a campanha, Splitter perdeu espaço na final para Boris Diaw e passou a começar as partidas no banco de reservas. No domingo, atuou por apenas 11 minutos, anotando três pontos, dois rebotes e duas assistências, mas isso não diminuiu a alegria do brasileiro. Se Splitter foi coadjuvante na decisão, o mesmo não pode se dizer de Kawhi Leonard. Depois de ser discreto nas duas primeiras partidas, o ala de apenas 22 anos tomou conta da série Além da ótima marcação em LeBron James, se tornou a principal arma ofensiva da equipe, com médias de 23,6 pontos e nove rebotes nos três últimos jogos. O desempenho fez com que ele fosse escolhido o MVP (jogador mais valioso) da decisão.

"Neste momento, é surreal para mim", disse o ala ao receber o troféu de MVP no domingo. "Tenho um grande grupo de pessoas por trás de mim. Eles seguiram me dizendo: 'Continue sendo agressivo'", completou, lembrando do apoio dos colegas após o desempenho apagado nas primeiras partidas. Mas se Kawhi Leonard e Tiago Splitter faturaram apenas o primeiro título deles na NBA, a conquista premiou um dos melhores trios da história do esporte. Manu Ginóbili, Tony Parker e Tim Duncan escreveram ainda mais seus nomes entre os maiores ídolos da franquia, em especial Duncan, que esteve presente nas cinco conquistas do Spurs - 1999, 2003, 2005, 2007 e 2014. "É incrível.

No fim da minha carreira... Sei que está chegando ao fim. Não sei se terei a chance de fazer isso de novo", comentou o ala/pivô de 38 anos. "É um sentimento inacreditável estar de volta aqui depois de tanto tempo e fazer isso com caras como esses, um time como esse. Tudo mudou, nos adaptamos. Vir aqui e conquistar outro título em frente a esse público é inacreditável".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por