Após pouco mais de uma semana do título mineiro conquistado pelo Cruzeiro um dos maiores clássicos do Brasil comemora 97 anos. Em 17 de abril de 1921 o Palestra Itália venceu o Atlético por 3 a 0, no estádio Prado Mineiro, e deu início ao que hoje conhecemos como uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro.

Dos pés de Atílio, duas vezes, e Nani, o Palestra venceu o Atlético em um jogo que contou com arbitragem de Aleixanor Pereira, um dos fundadores do Alvinegro e que havia presidido o clube dez anos antes.

Os registros jornalísticos da época apontam que o jogo entre o recém-fundado Palestra Itália e Atlético foi uma preliminar para o duelo entre América e Luzitano. O jornal “Minas Geraes” do dia 17 de abril de 1921 registrou o festival esportivo que era promovido pela “Associação Mineira dos Chronistas Desportivos”.

A vitória por 3 a 0 do Palestra sobre o Atlético era apenas o segundo jogo na história do clube que viria a ser anos depois o Cruzeiro. Os registros históricos mostram que havia naquela época resistência pela prática esportiva na nova capital mineira.

Atualmente funciona onde era o Prado Mineiro às instalações da Academia de Polícia Militar, responsável pela formação, treinamento e aperfeiçoamento dos oficiais e praças da Polícia Militar. 

campo prado

A seguir o texto original do jornal “Minas Gerais” sobre o jogo entre Palestra Itália e Atlético, com a grafia de época respeitada.

O grande festival de hoje

“A Associação Mineira dos Chronistas Desportivos, consoante tem sido noticiado, inicia, com o festival de hoje, a série dos que pretende realizar em nosso meio, para dar, segundo o seu programma, uns rebates de vibração na vida sportiva horizontina.

Os jogos que se vão ferir hoje prometem esse enthusiasmo e hão de levar às archibancadas do Prado Mineiro uma assistencia respeitavel, desejosa de verificar o resultado das duas pugnas.

Si de uma, a principal da tarde, mais ou menos se antevê o final (o que entretanto não se póde garantir), quanto à outra – a partida Athletico x Palestra – a questão é, em verdade, de despertar curiosidade e interesse.

Club novissimo, mas que vem surgindo com todos os requisitos para conquistar os melhores louros, a sociedade Sportiva Palestra Italia já manifestou a sua força e pretende trilhar em Minas a mesma róta do valoroso campeão da Paulicéa.

Com respeito ao Athletico, não é preciso dizer sinão que a sua tradição e glorias que lhe cobrem o pavilhão exigem sempre, da sua parte, esforço e vontade firme.

E eis ahi por que sempre nos está picando a curiosidade de saber qual o vencedor dessa pugna. Por este e outros motivos não ha negar que o Prado hoje desperta interesse”.