Primeiro teste superado com elogios pelo Circuito dos Cristais, em Curvelo

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
05/09/2016 às 21:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:42
 (Y.Sports/Caju Vídeos)

(Y.Sports/Caju Vídeos)

A história começou em 2012, como a de vários projetos semelhantes em anos anteriores: havia a vontade de construir um autódromo de nível internacional em Minas. Em Curvelo, uma perspectiva de terreno e um primeiro traçado. Felizmente, e não sem algumas mudanças em relação ao projeto inicial, a iniciativa foi bem-sucedida onde outras ficaram no sonho e transformou uma área de 4 milhões de metros quadrados nas cercanias da cidade, a 160 quilômetros da capital, no Circuito dos Cristais – referência a uma das principais riquezas da região. O complexo foi inaugurado neste fim de semana com a primeira etapa do GP Gerais, que reúne os estaduais de Motovelocidade e Marcas e Pilotos. A julgar pelo primeiro teste e pela boa impressão deixada, tem tudo para se consolidar como uma das principais arenas do país.

Foram três anos – as obras começaram em 2013 – para transformar um pedaço de sertão numa das mais desafiadoras pistas do país, opinião compartilhada por gente que entende bastante do assunto. Nas fases de terraplenagem, asfaltamento e montagem das estruturas de segurança, o ex-motociclista e hoje chefe de equipe Alexandre Barros (único brasileiro a vencer na Moto GP) e o diretor de segurança da Federação Internacional de Motociclismo, o italiano Franco Uncini, campeão mundial das 500cc em 1982, visitaram o local, deram indicações e se mostraram impressionados, considerando que o nível de exigência dos 4.420m é suficiente para receber a principal categoria das duas rodas.

Não faltaram também opiniões de pilotos com experiência internacional, como o mineiro Rafa Matos e o brasiliense Lucas Foresti. O segundo, aliás, trocou o carro habitual da Stock Car para acelerar no GP Gerais com um Celta e, apesar dos problemas mecânicos, gostou bastante do que viu e vivenciou. O investimento nesta primeira fase do empreendimento, que ganhará ainda o condomínio Casa de Pista; circuitos de off-road (carros), motocross e já conta com 19 boxes cobertos, foi de R$ 35 milhões, 100% privado.

INTERNACIONAL

Falando em Stock Car, a categoria, ao lado dos brasileiros de Marcas, de Turismo e do Mercedes-Benz Challenge, será a primeira de caráter nacional a ganhar a pista, em 20 de novembro, na penúltima prova da temporada. Aliás, internacional, já que, neste ano, a competição ganhou status de Sul-Americano da Confederação Sul-Americana de Automobilismo, a Codasur, como lembrou o presidente da Confederação Brasileira (CBA), Cleyton Pinteiro, que prestigiou a inauguração. “Em apenas dois meses, a pista, novinha, já terá status internacional. E estrutura como essa tem que ser contemplada com etapas de todos os campeonatos brasileiros a partir de 2017”, garantiu. O mesmo deve ocorrer sobre duas rodas, como um passo a mais para trazer a Moto GP de volta ao país. Considerando o tamanho do sonho transformado em realidade, melhor não duvidar.

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