Prontas para o combate: Campeonato Mineiro Feminino de futebol começa neste domingo

Da redação
esportes@hojeemdia.com.br
22/09/2017 às 17:09.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:41

Começa neste domingo (24), mais uma edição do Campeonato Mineiro de Futebol Feminino. Uma categoria que passará a ser obrigação dos clubes profissionais em 2019, mas há muitos anos já faz parte do calendário oficial da Federação Mineira de Futebol.

Sabendo das dificuldades enfrentadas, o presidente Castellar Neto subsidia a realização da competição e custeia as taxas de arbitragem e representantes das partidas. Aos Clubes cabe a manutenção, locomoção e logística de suas equipes, além da indicação de um campo, que funciona como a praça sede do time. De acordo com o diretor de competições Paulo Bracks, a FMF avança gradativamente no apoio à categoria. “A previsão legal para 2019 é que os times profissionais tenham obrigação de manter um time feminino. Promovemos dois torneios por ano, fomentando a categoria e sua profissionalização. Este ano, exigimos campo gramado e tivemos o aumento do número participantes, progredimos.”

Na primeira rodada, Carlense, Internacional e Manchester são os três primeiros mandates da temporada. Desses, apenas o Internacional vai jogar em casa. O time do bairro Amazonas, treina e manda seus jogos no CSU, em Contagem, e esse será um dos diferenciais que vão pesar na balança, no jogo de estreia contra o Ipatinga, vice-campeão mineiro de 2016. “Com certeza nossas atletas saberão usar o campo como uma vantagem. Além de treinar no local, temos o fator comunidade, que participa ativamente com grupo”, garantiu o diretor Eder Guimarães.

O Carlense, de Belo Horizonte, vai mandar seus jogos no Campo do Aliança, no município de Confins. O time é filiado do Futebol Amador e esta é a sua primeira temporada no feminino.  A colaboradora Kênia aguarda confiante a estreia do debutante contra as veteranas do América, atuais campeãs da Copa. “Estamos em parceria com a prefeitura de Confins, que já apoia nosso futebol masculino e se mostrou muito interessada e solicita com o feminino. O time tem bons destaques, vindos de toda região metropolitana, e será comandado pelo técnico Kfuri que tem uma vasta experiência com grupo”, resume.

O Manchester, veterano da categoria, participa há dez anos do estadual. Para atender o protocolo do DCO, precisou investir em um campo gramado para mandar seus jogos nesta temporada. “Ainda não fechei nenhum patrocinador, mas investi para atender às exigências básicas legais. Tenho esperanças de conseguir recursos no decorrer da competição. Este ano, além de não pagarmos as taxas dos representantes e árbitros, fomos liberados do pagamento de inscrições de atletas pelo Castellar. Isto também ajuda muito”, afirmou Deraldo, presidente do Manchester, de Venda Nova, que vai jogar no Campo do Bangu, em Santa Luzia. Sua estreia é contra o Prointer, finalista e vice-campeão da Copa BH de Futebol Feminino.

A rodada completa acontece no domingo, 24 de setembro, às 15h.

Carlense x América - Campo do Aliança - Confins
Manchester x Prointer -  Campo do Bangu - Santa Luzia
Internacional x Ipatinga - Campo do CSU - Contagem

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por