Na tarde desta quinta-feira (20), um dia depois do fim da quarta fase da Copa do Brasil, a CBF realizou o sorteio das oitavas de final da competição, na sede da entidade. Os rivais Atlético e Cruzeiro estavam em potes diferentes (A e B) e quase foram sorteados para se enfrentarem. Entretanto, o Galo irá encarar o Paraná Clube e a Raposa mede forças com a Chapecoense.

Os mandos de campo dos oito confrontos serão sorteados às 15h desta mesma quinta-feira (20). No sorteio realizado pelo ex-atacante Washington Coração Valente, o pote A era composto pelos oito brasileiros da Copa Libertadores, incluindo o Atlético. Enquanto o pote B tinha os cinco classificados da quarta fase da Copa do Brasil, além do campeão da Copa Nordeste 2016 (Santa Cruz), Copa Verde 2016 (Paysandu), além do campeão da Série B 2016 (Atlético-GO).

Primeiramente, se sorteou o posicionamento dos times do pote A. Nesta fase, o Atlético foi a última bolinha escolhida por Washington. Posteriormente, os times do pote B foram retirados pelo ex-centroavante. Faltavam apenas duas bolinhas do pote B para serem retiradas e o Cruzeiro era uma delas. Ou seja, a Raposa tinha 50% de chance de encarar logo de cara o maior rival. Entretanto, ela acabou sendo sorteada na chave da Chapecoense, enquanto o Paraná Clube, última bola, saiu para o Atlético.

As datas dos confrontos também serão decididas posteriormente, mas existem seis datas pré-estabelecidas pela CBF, entre a próxima quarta-feira e a última do mês de maio, para os duelos das oitavas. O Atlético, por estar na Copa Libertadores, só poderá atuar em três destas seis datas, que são elas: 10 de maio, 24 de maio e 31 de maio. 

Confira o sorteio:
Atlético-PR x Santa Cruz
Grêmio x Fluminense
Flamengo x Atlético-GO
Palmeiras x Internacional
Botafogo x Sport
Santos x Paysandu
Chapecoense x Cruzeiro
Atlético x Paraná