Quatro confrontos e oito gols: Fred e Grafite se preparam para mais um duelo de artilheiros

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
29/07/2016 às 20:56.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:04
 (Bruno Cantini/Atlético e Ale Vianna/Eleven/Estadão)

(Bruno Cantini/Atlético e Ale Vianna/Eleven/Estadão)

Eles foram suplentes na despedida de Romário da Seleção Brasileira, em 2005. Vendidos para a Europa, viraram rivais no Campeonato Francês. Veteranos, goleadores e recordistas, esses atacantes voltam a se enfrentar neste sábado (30), no estádio Independência.

O duelo entre Atlético e Santa Cruz, às 21h, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, coloca frente a frente os artilheiros Fred e Grafite. O atleticano leva vantagem no confronto pessoal com o contemporâneo atacante. Jamais perdeu para o ídolo da Cobra Coral, em quatro duelos. E ainda pode se vangloriar de ter participado de um “massacre”, quando defendia o Lyon, sendo protagonista da pior derrota no currículo do adversário.

Em 2004, na primeira vez que dividiram o campo, o jogo fraco entre São Paulo e Cruzeiro terminou sem gols e com ambos sendo substituídos. Depois de se destacarem no futebol brasileiro, os dois atacantes foram negociados para Lyon e Le Mans, respectivamente. Fred participou de três dos sete títulos nacionais da equipe e encontrou Grafite por duas vezes.

Em 2006, às vésperas da convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo da Alemanha, Fred carimbou a vaga no time de Carlos Alberto Parreira após uma vitória por 8 a 1. Balançou a rede três vezes, sendo que o compatriota anotou o gol de honra. No ano seguinte, mais uma vitória para a conta do jogador mineiro. O placar magro, de 2 a 1, teve um gol de cada jogador.

Grafite seguiu para a Alemanha e para o Mundo Árabe antes de retornar ao Santa Cruz, em 2015. Quatro anos mais velho que o concorrente, o jogador foi o destaque no empate por 2 a 2 com o Fluminense, no começo do Campeonato Brasileiro, último reencontro da dupla. 

Grafite marcou os dois gols, que ajudaram a dar ao atacante o melhor início entre os artilheiros na história na competição, com seis tentos nas três partidas iniciais. Uma marca que Fred rebate com o título de máximo goleador dos pontos corridos. O camisa 99 já balançou as redes 119 vezes nesta atual fórmula do Campeonato Brasileiro.

Alguns gols da goleada Lyon 8x1 Le Mans, em 2006

Rodada
O duelo no Independência fecha a primeira metade da 17ª rodada, que começa com os jogos entre Vitória e Figueirense; e Sport x Atlético-PR. Em sétimo lugar na tabela, o Galo torce para o xará paranaense tropeçar. O Furacão tem um ponto a mais, e está na quinta colocação.


Atlético x Santa Cruz

Atlético: Victor; Carlos César; Leonardo Silva, Erazo e Fábio Santos; Rafael Carioca e Leandro Donizete; Maicosuel, Lucas Pratto e Robinho; Fred. Técnico: Marcelo Oliveira.

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Léo Moura, Wellington, Danny Morais e Tiago Costa; Uillian Correia, Jadson (Marcílio) e Danilo Pires; Arthur, Keno e Grafite. Técnico: Milton Mendes.

Horário: 21h 
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte 
Arbitragem: Dewson Freitas da Silva, auxiliado por Marcio Gleidson Correia Dias e Helcio Araujo Neves (Trio do Pará) 
Transmissão: Premiere

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por