Que folga que nada. Eles competiram na Olimpíada e já estão em ação de novo

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
25/08/2016 às 21:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:33

Passados quatro anos de treinos intensos e toda a pressão de encarar o principal evento do esporte mundial, hora de saborear os bons resultados (ou superar a decepção), curtir um descanso merecido, aproveitar a exposição midiática e planejar os próximos passos, certo? Para boa parte dos atletas de elite que competiram nos Jogos do Rio, errado.

Mal deixaram a Cidade Maravilhosa e lá estão eles de volta aos demais campeonatos e disputas. Especialmente para quem se inebriou pela primeira vez com o gosto de um pódio olímpico, o tempo para a ficha cair foi mínimo. E as férias ainda são uma realidade distante.
Nada menos que 22 inscritos nas provas de ciclismo de estrada e contrarrelógio individual da Olimpíada já estão em ação há uma semana na Volta da Espanha (ao lado do Tour de France e do Giro d’Italia, uma das principais provas por etapas da modalidade). E nem medalhista escapou.

Bronze no contrarrelógio e campeão do Tour, o britânico Chris Froome treinou por alguns dias no Rio e seguiu direto para o novo desafio, em busca da camisa vermelha de vencedor que consagraria uma temporada próxima da perfeição – ocupa a terceira posição passadas seis etapas, com o espanhol Alejandro Valverde, que também defendeu seu país no Rio, logo à frente.

Boa parte do grupo de elite do atletismo mundial também mal teve tempo de voltar para casa e, com as lembranças das disputas no Estádio Olímpico Nilton Santos ainda vivas, voltou a vestir o uniforme e a calçar as sapatilhas para o meeting Athletissima, válido pela Liga de Diamante da IAAF. E se o tricampeão Usain Bolt ainda comemora de modo bastante intenso as conquistas no Brasil e o aniversário de 30 anos, sua compatriota Elaine Thompson mostrou que não perdeu o foco ao vencer os 100m rasos, com tempo (10s71) um centésimo de segundo mais rápido do que o registrado no Rio.

VICE, DE NOVO

Outro protagonista olímpico em ação no evento suíço foi o francês Renaud Lavillenie, superado por Thiago Braz no salto com vara e protagonista de polêmica ao criticar o comportamento da torcida brasileira. Mesmo sem vaias em Lausanne, ele não escapou de mais um vice-campeonato – desta vez foi batido pelo norte-americano Sam Kendricks, bronze no Rio.

Sábado ele certamente será aclamado pelos compatriotas no Meeting de Paris, no Stade de France, em que também estarão presentes Christophe Lemâitre (bronze nos 200m rasos), os norte-americanos Ryan Crouser (arremesso do peso) e Kerron Clement (400m com barreiras) e a croata Sandra Perkovic (lançamento do disco).

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por