Rafa Matos vive jornada dupla nos EUA: piloto e sócio de equipe

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
31/05/2017 às 21:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 15:37
 (Trans-Am Series/divulgação)

(Trans-Am Series/divulgação)

Não é exagero dizer que 2017 é um feliz ano novo para o piloto mineiro Rafa Matos. A temporada anterior não foi das mais fáceis para ele, obrigado a encarar uma batalha jurídica para provar sua inocência depois de apresentar resultado positivo em exame antidoping na reta final do Brasileiro de Stock Car de 2015.

Radicado em Miami, Rafa não ficou parado, atuando como coach (treinador) de pilotos em categorias como o Ferrari Challenge e os campeonatos de kart dos EUA. Além disso, pôde curtir o crescimento da pequena Júlia.

Agora, no entanto, a agenda começa a ficar ainda mais intensa. Neste fim de semana, ele volta a acelerar de forma competitiva, numa das principais categorias de turismo dos EUA, a Trans-Am, que fará a preliminar do GP de Detroit da F-Indy. Comandará um Camaro V8 da equipe HP Tech encarando vários pilotos com passagem pela Nascar e adversários de dinastias da velocidade, caso de Adam Andretti, sobrinho do campeão mundial de F-1 de 1978 Mario Andretti.

“Estou feliz com a oportunidade, a categoria é bastante competitiva e o carro muito interessante de pilotar. Espero aproveitar a chance para lutar por bons resultados, apesar de saber que não será fácil, contra pilotos bem mais acostumados ao equipamento”, diz Rafa, que não chegou a acelerar nas ruas do Belle Isle Park durante os tempos das fórmulas Atlantic, Indy Lights e Indy.

Sonho
Rafa também soma agora ao currículo o papel de sócio de equipe. Ele se tornou um dos responsáveis pela Next Level Motorsports (NLM), criada para alavancar a carreira do jovem Jett Noland, de 14 anos, ao longo das categorias de formação. Rafa coordenará treinos e corridas do novato na versão norte-americana da Fórmula 4, além de supervisionar sua participação em corridas de Legends – chassis tubulares com carroceria em fibra de vidro que lembram modelos clássicos e contam com motores de moto.

A ideia é transmitir todo o conhecimento dos mais de 15 anos acelerando em categorias de ponta (com cinco títulos nos EUA) e criar uma espécie de caminho para quem sai do kart e quer seguir carreira no automobilismo norte-americano, o que inclui pilotos brasileiros.

A nova experiência serve ainda como primeiro passo para concretizar mais um sonho, como explica o próprio piloto. “Terei a chance de correr por minha própria equipe. Inicialmente nas provas de kart e provavelmente de Legends, mas, quem sabe, em alguns anos em campeonatos maiores. Trabalho para isso não vai faltar”, promete.

 RÁPIDAS

MINEIROS FAZEM BONITO NO

PAULISTA DE KART EM INTERLAGOS

Mais forte estadual do kart brasileiro, reunindo pilotos de todo o país, o Paulista foi disputado este ano em etapa única e ficou marcado pelo ótimo desempenho dos pilotos mineiros. Em seu primeiro ano na categoria Júnior Menor, Lucas Staico levou o título, depois de uma corrida de recuperação na bateria decisiva (largou da pole mas, ao receber um toque, caiu para o quinto lugar). Já Luca Neuenschwander garantiu o vice-campeonato na Cadete, mesmo com um acidente sofrido na segunda bateria que o levou a abandonar a prova. Na mesma categoria, Henrique Magioni ficou com o 12º lugar. Nos dias 16 e 17 será a vez de conhecer os campeões mineiros, na quarta rodada dupla da competição, no RBC Racing, em Vespasiano.

THE KART CUP VOLTA A BETIM E DEFINE

CANDIDATOS AO TÍTULO DA TEMPORADA

A quarta etapa da The Kart Cup, que tem o apoio do Hoje em Dia, levou os pilotos de volta à pista de Betim e ajudou a embolar a classificação. Neste mês, Rildo Wendel, Adriano Juliani, Mateus Amaral, Ramon Tancredo e Leo Mol disputarão o título – Mol é o novo líder, com um ponto de vantagem sobre Ramon. A prova foi marcada pela surpreendente pole de Lucas Prates, favorecido por terum kart equilibrado. Vários pilotos foram destaque, como Alan Silva, Victor Silva e Diogo Hilário – Mateus ficou com a vitória. A grande final será de tirar o fôlego. Uma mini-endurance de 40 minutos com parada obrigatória, dia 18, também em Betim. A classificação completa (já com descartes) e todas as informações do campeonato podem ser vistas no site www.thekart.com.br.

IGOR FRAGA VOLTA À PISTA NA TERCEIRA

ETAPA DO BRASILEIRO DE FÓRMULA 3

O ipatinguense Igor Fraga volta a acelerar neste fim de semana na terceira etapa do Brasileiro de Fórmula 3, principal categoria de monopostos do país, no circuito VeloCittá, em Mogi Guaçu (SP). Correndo na categoria Academy com um Dallara-Berta da equipe PropCar, o piloto ocupa a terceira posição, com 27 pontos, depois de vencer a primeira corrida da rodada dupla de abertura da temporada, em Interlagos – o líder Marcel Colletta soma 42. Fraga tem uma trajetória característica, já que, como os pais moraram por um bom período no Japão, começou a acelerar no kart no país asiático, se destacando nas categorias para os mais novos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por