Rally Minas Brasil: estado volta a figurar no calendário nacional da modalidade

Rodrigo Gini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
06/02/2018 às 19:49.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:11
 (Sanderson Pereira/divulgação)

(Sanderson Pereira/divulgação)

Sobre duas ou quatro rodas, Minas Gerais se transformou em sinônimo de fora de estrada. Tanto assim que recebeu etapas dos Mundiais de Enduro, Super Enduro (em recinto fechado); Motocross; do Sul-Americano de Rally de Velocidade e dos nacionais de Rally de Velocidade e Baja/Cross-country, além de ser ponto de passagem e, em 2014, de chegada do Rally dos Sertões.

Desde então, no entanto, faltavam competições desse porte, capaz de atrair os principais pilotos e equipes nos carros, motos, quadriciclos e UTVs. Felizmente faltavam, já que o estado está de volta ao calendário, com uma prova inédita, que vai abrir a temporada do Brasileiro de Rally Baja/Cross-Country: o Rally Minas Brasil, de 9 a 11 de março. Desbravando uma região que promete desafiar a perícia de pilotos e navegadores com uma bela paisagem como pano de fundo: as trilhas e estradas de terra em torno de Conceição do Mato Dentro.

A missão de organizar a prova e preparar o percurso está nas mãos do experiente paulista Fernando Bentivoglio que, com sua empresa, a Rallymakers, é responsável por alguns dos principais eventos da modalidade no país – foi um dos responsáveis pela retomada do Campeonato Mineiro, em 2017.

Para o Minas Brasil, ele não mediu esforços em busca de caminhos que testem homens e máquinas ao máximo mas, acima de tudo, proporcionem prazer de pilotagem e sorrisos nos rostos mesmo depois de três dias de terra, pedras e lama.

“Começaremos a temporada 2018 com uma prova i bem difícil, em meio a montanhas e com todas as variáveis desejadas para este tipo de relevo. Haverá trechos de trial, subidas e descidas íngremes, muitas curvas, erosões”, destaca o organizador, chamando a atenção para o fato que não bastará a potência dos motores para superar os obstáculos.

Lançamento
Depois de um evento de apresentação em São Paulo, amanhã será a vez do lançamento oficial da prova às 20h, no Itatiaia Rádio Bar, em Belo Horizonte. A um mês da largada o Rally Minas Brasil já chega à marca de 60 inscritos, de Minas, São Paulo, Rio, Bahia, Paraná e Santa Catarina.

 RÁPIDAS

SUFOCO E ELOGIOS NA PRIMEIRA DO

MINEIRO DE ENDURO DE REGULARIDADE

Um percurso pesado por conta das chuvas das últimas semanas, mas ao mesmo tempo elogiado pelos competidores, recebeu os 113 inscritos no Enduro das Cavas, válido como etapa de abertura do Mineiro de Enduro de Regularidade. Depois de encarar as trilhas em torno de São João del-Rei, Paulo Henrique Lage, de Timóteo, foi o grande vencedor na Master, seguido por Allan Almeida Amaral, de Divinópolis, e Thiago Pascoal, de Belo Horizonte. Nas demais categorias, triunfos de Charles Pio (Sênior); Júlio Assis (Over 40); Cláudio Carvalho Santos (Over 45); José Lessa Lopardi (Júnior); Arthur Knopp Louzada (Brasil); Guilherme Aires (Novatos) e Edson de Castro Maciel (Over 50). A segunda etapa da competição está prevista para 25 de março, em Lagoa da Prata.

KART SERÁ SELETIVO PARA NOVAS

CATEGORIAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO

Mais importante competição do kart no estado, o Mineiro deste ano terá uma atração extra. O campeonato servirá como seletiva para indicar seis representantes para o Brasileiro, nas categorias OK, Codasur e Codasur Jr., que estreiam este ano com novos motores e participação subsidiada (além da vaga no Mundial com todas as despesas pagas para os campeões nacionais). Como tem sido costume, o calendário prevê cinco rodadas duplas, todas elas marcadas para o primeiro semestre no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano. A primeira está prevista para o próximo dia 24.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O SEGUNDO

TRACKMIX DO ANO, EM CURVELO

Com a aproximação da temporada do GP Gerais, o Mineiro de Motovelocidade (que terá a primeira e a última etapas válidas também pelo Brasileiro), a movimentação no Circuito dos Cristais promete ser intensa no dia 24, quando será disputado o segundo TrackMix do ano. O treino coletivo para motos e carros esportivos conta com cronometragem e equipes de sinalização e resgate – cada inscrito contará com seis sessões de 20 minutos, com os participantes divididos conforme a cilindrada das motos e a experiência do piloto. Até o dia 19, é possível garantir participação por R$ 420, pelo e-mail atendimentotechtime@gmail.com ou whatsapp (31) 99939-6783.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por