Regularidade e equilíbrio foram as marcas da conquista do título da Série B pelo América

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
25/11/2017 às 19:30.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:53
 (Cristiane Mattos/América)

(Cristiane Mattos/América)

A regularidade foi a marca do América na conquista do título da Série B do Campeonato Brasileiro de 2017. E grande parte desse mérito cabe ao técnico Enderson Moreira, que soube fazer a sua equipe ser extremamente eficiente nas partidas fora de casa. O acesso, por exemplo, foi assegurado na vitória por 2 a 1 sobre o Figueirense, que na época ainda brigava para fugir do rebaixamento, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

O aproveitamento de 56,14% conquistado pelo América como visitante, o mesmo do Internacional, que tem a melhor campanha apenas pelo maior número de vitórias (9 a 8), é muito próximo do que um time necessita para subir para a Série A do Brasileirão.

Outro aspecto marcante da campanha do Coelho foi a volta por cima. O time começou mal a Série B, marcando apenas dez pontos nas primeiras oito rodadas. Mas a vitória por 1 a 0 sobre o Santa Cruz, em 20 de junho, no Independência, foi a senha para a arrancada americana.

Entre a 9ª e 18ª rodada, em dez partidas, o América marcou 26 gols e se consolidou de vez como candidato não só ao acesso, mas também ao título da Série B do Campeonato Brasileiro, pois o time de Enderson Moreira terminou o turno como primeiro colocado, com 36 pontos, três a mais que o Internacional.

Mas uma prova do equilíbrio americano está na pontuação em cada uma das duas etapas da competição. O América marcou 36 pontos no turno e 37 no returno. Campanhas praticamente idênticas que evidenciam a regularidade do Coelho.

Apesar de estar no G-4, o time viveu momentos de turbulência após a derrota de 2 a 1, de virada, para o Oeste, dentro do Independência, em 1º de outubro, pela 27ª rodada. Naquele momento, não só o título, mas até o acesso passaram a ficar em risco.

Mais uma vez o Santa Cruz entra nessa caminhada americana como marco de uma arrancada do time de Enderson Moreira. O jogo seguinte do América, em 7 de outubro, pela 28ª rodada, foi contra o Santa Cruz, no Estádio do Arruda, no Recife.

O tricolor pernambucano, que acabou rebaixado, ainda brigava para evitar a queda para a Série C. A pressão foi muito forte, mas um golaço do garoto Matheusinho, aos 33 minutos do segundo tempo, garantiu a vitória por 1 a 0.

E desde então, o América não perdeu mais. A vitória sobre o CRB, neste sábado (25), que garantiu o título da Série B, foi o 11º jogo de invencibilidade do time do técnico Enderson Moreira.Mourão Panda/América

Com a vitória por 1 a 0 sobre o Juventude, no Independência, em 14 de novembro, pela 36ª rodada, o América ficou muito próximo do título da Série B, confirmado neste sábado (25), diante do CRB, no Independência


Nessas 11 rodadas finais da competição, o América somou 25 pontos em 33, com sete vitórias e quatro empates. O aproveitamento foi de 75,7%.
Um campeonato disputado no sistema de pontos corridos dificilmente deixa de fazer justiça. Pois ele premia o equilíbrio, a força do grupo e a regularidade. E o América teve tudo isso na Série B do Campeonato Brasileiro de 2017.

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por