'Renegados': Ex-jogadores de Galo e Cruzeiro conseguem papel importante em outros clubes da Série A

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
30/05/2016 às 20:24.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:40
 (Divulgação/Corinthians)

(Divulgação/Corinthians)

A busca urgente por um zagueiro faz do Atlético um dos clubes mais agitados do mercado de transferências. No Cruzeiro, há a necessidade de um atacante “matador” e ainda um lateral-esquerdo de ofício. Tais demandas poderiam ser cessadas ou minimizadas, não fosse a alta rotatividade de compras e vendas de jogadores. Na Série A do Brasileirão, atletas com passagens recentes e curtas por Galo e Raposa se destacam pelas campanhas e desempenhos individuais nos novos clubes.

O ex-zagueiro Emerson, por exemplo, foi emprestado pelo alvinegro mineiro para o Avaí e repassado ao Botafogo. Titular absoluto da equipe de Ricardo Gomes, ele teria espaço em uma defesa composta por Edcarlos e Tiago. Já o clube celeste se despediu sem remorso de Eugenio Mena, cedido ao São Paulo, e hoje atua com o improvisado Sánchez Miño no setor. No ataque, os ex-cruzeirenses Kieza e Kleber Gladiador também brigariam facilmente por uma vaga.

Mas a lista de “renegados” pela dupla mineira vai além: em cada um dos times que formam o G-4 do Campeonato Brasileiro, há pelo menos um destaque com passagem por BH. No líder Grêmio, por exemplo, o lateral-esquerdo Marcelo Oliveira saiu da Toca da Raposa sem nenhum brilho, passou pelo Palmeiras e virou titular da equipe gaúcha – fez, inclusive, o primeiro gol da vitória de 3 a 0 sobre o Galo.

Já o zagueiro Paulão “Caveirão”, depois de perder espaço no Cruzeiro, foi parar no atual vice-líder Internacional, no qual é o dono da braçadeira de capitão. Também pouco aproveitado na Toca, o volante Uillian Correia tornou-se um dos pilares do Santa Cruz. Comprado pelo Cruzeiro no ano passado, ele pouco jogou e acabou emprestado aos pernambucanos, que cederam o jovem Raniel ao clube celeste.

No Corinthians, por fim, estão quatro ex-jogadores dos gigantes mineiros. À exceção de Giovanni Augusto, negociado por considerável quantia de dinheiro, os meias-atacantes Guilherme, Lucca e Marlone saíram “de graça”.

Emprestados
O Atlético venceu apenas uma vez neste começo de Brasileirão e marcou somente três gols, mesmo número do atacante Rafael Moura. O He-Man pertence ao Galo, mas foi para o Figueirense como “moeda de troca” por Clayton.

Outra peça da posição é Alecsandro, que deixou o alvinegro de graça em 2014 rumo ao Flamengo e, agora, é jogador do Palmeiras, novamente sob o comando do técnico Cuca.
A Raposa também tem ex-atletas ofensivos se destacando pelos adversários, como o meia-atacante Marinho, emprestado ao Vitória, e o jovem atacante Neilton, cedido ao Botafogo – ambos são titulares absolutos das equipes.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por