Restam 3: Atlético perto de ficar com segunda melhor campanha geral da Copa Libertadores

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
24/05/2017 às 22:04.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:42

A fase de grupos da Copa Libertadores se encerra hoje, com seis derradeiros confrontos de três grupos. O Atlético, que encerrou a participação nesta etapa há mais de uma semana, liga a TV para secar apenas três concorrentes que podem lhe roubar a melhor campanha de um primeiro colocado. A maior ameaça é o River Plate, que tem desafio menos complicado para conseguir desbancar o Atlético.

As outras ameaças são praticamente irreais. Na lista dos desafios mais palpáveis, o Grêmio vem logo depois do River, mas numa distância de Vespasiano para o Barreiro. 

Enquanto o River precisa apenas de um empate em casa contra o Independiente Medellín, o Imortal Tricolor necessita vencer o Zamora, em Porto Alegre, por sete gols de diferença. 

No mesmo grupo do Grêmio, o Guarani de Assunção também pode ultrapassar o Atlético. Para isso, entretanto, precisa tirar a 1ª colocação do grupo 8 dos gaúchos e vencer o Deportivo Iquique, no Paraguai, por 9 a 0.

Mas se engana quem pensa que o Guaraní está em pior situação para buscar uma colocação melhor no ranking dos 1º colocados. No Grupo 1, Botafogo e Barcelona de Quayaquil, já classificados para as oitavas de final, brigam pelo 1º lugar e cada um precisa vencer por 10 a 0 para superar a campanha do Galo.

E uma desvantagem ainda maior em relação aos outros. Ambos jogam como visitante. O Botafogo visita o Estudiantes na Argentina, e o Barcelona duela contra o Atlético Nacional de Medellín, na Colômbia.

PALMEIRAS
O Verdão venceu por 'apenas' 3 a 1, ficando longe do saldo de gols do Galo, que fez +17 na fase de grupos.

Barcelona de Guayaquil-EQU 
Pontos: 10
Jogos a fazer: Atlético Nacional-COL, fora
Pontuação máxima: 13
Saldo de gols: +2
Gols marcados: 7
Gols marcados como visitante: 4
Resumo: Tem 10 pontos e pode fazer os mesmos 13 do Atlético se vencer o Atlético Nacional (eliminado) na Colômbia. Com apenas 2 gols positivos de saldo, teria de fazer, por exemplo, 10 a 0 nos colombianos para passar o Galo no primeiro critério de saldo de gols. Virtualmente, não passará o Atlético. 

Botafogo 
Pontos: 10 pontos
Jogos a fazer: Estudiantes, fora
Pontuação máxima: 13
Saldo de gols: +2
Gols marcados: 6
Gols marcados como visitante: 3
Resumo: Praticamente a mesma situação do Barcelona. Pode chegar aos 13 pontos do Galo se vencer o Estudiantes e ultrapassar o Barcelona para terminar em 1º lugar no grupo. Encara o Estudiantes na Argentina e precisaria vencer por 10 gols de diferença para ficar na frente do Atlético, superando o Galo no saldo de gols. 

River Plate-ARG 
Pontos: 13
Jogos a fazer: Independiente Medellín, em casa
Pontuação máxima: 16
Saldo de gols: +6
Gols marcados: 13
Gols marcados como visitante: 8
Resumo: É o único time que pode fazer mais do que os 13 pontos do Atlético no fim da fase de grupos. Ultrapassará o Atlético caso não seja derrotado em casa diante do Independiente Medellín. Qualquer resultado de derrota o deixará atrás do Galo na lista dos primeiros colocados.

Grêmio 
Pontos: 10
Jogos a fazer: Zamora, em casa
Pontuação máxima: 13
Saldo de gols: +5
Gols marcados: 11
Gols marcados como visitante: 4
Resumo: Tem 10 pontos e um jogo a fazer. Pode chegar aos 13 pontos do Galo. Enfrenta o Zamora em casa. Com saldo de +5, teria de vencer os venezuelanos marcando sete gols ou mais e manter uma diferença de gols de seis. Assim, poderia empatar em saldo com o Galo (+11) e, automaticamente, teria mais gosl totais que o alvinegro, que tem 17. O Imortal Tricolor não pode superar o Atlético nos gols marcados fora de casa. 

Guaraní-PAR
Pontos: 10
Jogos a fazer: Deportivo Iquique
Pontuação máxima: 13
Saldo de gols: +2
Gols marcados: 9
Gols marcados como visitante: 5
Resumo: Tem 10 pontos e um jogo a fazer. Pode chegar aos 13 pontos do Galo. Enfrenta o Deportivo Iquique em casa e precisa ultrapassar o Grêmio para ficar em 1º do grupo. Precisa fazer mais 9 gols de saldo para igualar o Atlético e, automaticamente, vencer o Galo no critério de gols totais marcados (18x17).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por