O Fluminense já virou presença certa na Flórida Cup, torneio nos EUA que tem servido de preparação para o time carioca na pré-temporada. Porém, o time não tem causado uma grande impressão nos americanos. Em 2015, o clube tinha em Fred sua principal estrela, mas ele sequer entrou em campo pela competição. Em 2016, os americanos estavam animados com a presença de Ronaldinho, que já deixou as Laranjeiras.

Para evitar mais uma decepção, o Fluminense age nos bastidores para contar com Ronaldinho em sua pré-temporada. E isso já havia sido pensado até mesmo no momento e, que o jogador deixou o clube. Na nota oficial do clube consta a seguinte frase.
 
"Fluminense e Ronaldinho seguem com os laços mantidos e planejam trabalhar em outros projetos no futuro.", disse na época.

"Há essa possibilidade do Ronaldo participar da pré-temporada na Flórida Cup. Estamos organizando isso. A relação com o clube é ótima e pensamos não só nesta ação, como em outras no futuro. O Fluminense nos convidou e vamos ver como tudo vai ocorrer", disse Assis á Bradesco Esportes FM.

Quando Ronaldinho ainda estava no Fluminense, a Flórida Cup divulgou imagens com o jogador como garoto propaganda do Fluminense. Porém, assim que o apoiador deixou as Laranjeiras, o time passou a ser representado novamente por Fred. Essa situação mostra claramente a preferência dos empresários americanos.

Se Ronaldinho confirmar a participação no torneio amistoso, basta saber quais as condições estabelecidas para a comissão técnica. Embora seja uma participação sem fins competitivos, o Fluminense utiliza a estadia como parte de sua pré-temporada.
 
Portanto, teria que haver uma programação para que o apoiador não atrapalhe a preparação do elenco tricolor. Assim como ocorreu esse ano, o Fluminense estará na competição ao lado de outro brasileiro, o Corinthians. A novidade fica por conta de Atlético e Internacional, que farão a estreia no torneio. Fort Lauderdale Strikers, Bayer Leverkusen, Schalke 04, Shakhtar Donetsk e Independiente Santa Fe também estão confirmados.