Rota perigosa: arbitragem vira 'muleta' no Estadual, que terá os finalistas definidos neste domingo

Alexandre Simões
asimoes@hojeemdia.com.br
23/03/2018 às 18:07.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:00
 (Bruno Cantini/Atlético)

(Bruno Cantini/Atlético)

O Campeonato Mineiro tem a reta final marcada pelas polêmicas de arbitragem. E a situação ficou tão insustentável, que os quatro semifinalistas mandaram ofício à Comissão de Arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF) pedindo que árbitros de outro estado atuem nas partidas de volta das semifinais, que serão disputadas neste domingo (25), com o Cruzeiro recebendo o Tupi, às 11h, no Mineirão, e América e Atlético se enfrentando no Independência, às 11h. E assim será.

O problema é que a repercussão dos lances em que aconteceram erros, ou que os dirigentes e torcedores acham que eles aconteceram, tem sido muito maior e quase uma espécie de “muleta” para se justificar fracassos.

Dos quatro clássicos disputados entre os clubes de Belo Horizonte, três foram marcados por polêmicas de arbitragem. E a reclamação sempre partiu do perdedor, sendo que no clássico Atlético 0, Cruzeiro 1, houve erro em não se expulsar o zagueiro Léo, no final da partida, mas também foi um equívoco o cartão vermelho mostrado a Edílson no início da etapa complementar.

No primeiro clássico entre América e Atlético, quando o Galo fez 3 a 0, os dois lances sobre a bola ter entrado ou não são difíceis e ainda não há conclusão sobre nenhum deles.

Assim como é difícil o lance do gol mal anulado de Aylon no confronto da última quinta-feira (22), no Independência, quando o Atlético fez 1 a 0 no América na ida da semifinal entre eles.

“Em relação às críticas, em alguns momentos, eu entendo que a carga sobre os árbitros ela é desproporcional. Acho que a situação arbitragem, principalmente aqui em Minas Gerais, é tratada com uma dimensão muito grande. Essa cultura de se levar a arbitragem ao extremo ela não é saudável para o futebol. A arbitragem tem de ser tratada como um time. Os árbitros também erram e nós treinamos e torcemos para que eles não errem situações decisivas. Infelizmente, nesse campeonato, nós tivemos alguns erros pontuais sim, e eles foram um pouco mais decisivos que em outros campeonatos, mas a arbitragem é apenas uma das variáveis do futebol. Às vezes é deixado de lado o mérito ou o erro de equipes para se focar exclusivamente no árbitro. Acho que é uma coisa desproporcional, mas a arbitragem tem de se preparar para essas características regionais”, analisa Giuliano Bozzano, chefe da Comissão de Arbitragem da FMF.

VANTAGENS

Dono da melhor campanha na fase classificatória, o Cruzeiro recebe o Tupi podendo até perder por um gol de diferença para ir à decisão do Campeonato Mineiro.

No Independência, o América, que fez a segunda melhor campanha, perdeu a vantagem com a derrota de 1 a 0 para o Atlético na última quinta-feira. Assim, terá de ganhar o clássico para ir à final, com o Galo jogando pelo empate.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por