O Sada/Cruzeiro confirmou na tarde desta terça-feira (16) a contratação do levantador Nicolás Uriarte, de 27 anos, para a temporada 2017/18. O jogador atuava no Belchatow (Polônia) desde 2013 e chega para ocupar a vaga deixada pelo ídolo William, 37, contratado pelo Sesi-SP.

Campeão Pan-Americano em 2015, Uriarte também foi responsável por guiar a Argentina na conquista do Sul-Americano Juvenil de 2008, na vitória sobre o Brasil, sendo eleito o melhor atleta do torneio.

“Eu sempre quis jogar na liga brasileira. E decidir jogar em um clube como o Sada Cruzeiro foi muito fácil. A equipe tem jogadores incríveis, e o que venceu nos últimos anos fala por si. A capacidade e qualidade dos atletas e comissão técnica é muito grande e me chama muita atenção a mentalidade ganhadora que foi desenvolvida no time. Isso tudo me motiva muito para trabalhar com todos eles”, disse, em entrevista ao site do clube.

Leia mais:
Convocado pela primeira vez, jovem do Cruzeiro é uma das esperanças de renovação na Seleção
Em último dia no Cruzeiro, William se emociona e elege conquistas mais marcantes pelo clube
Saída de William deixa Sada/Cruzeiro com apenas dois remanescentes do primeiro título

No time mineiro, "Nico" será treinado pelo conterrâneo Marcelo Mendez. “Obviamente, como argentino, é muito bom ver um treinador vencer tanto assim. É um entusiasmo e uma motivação extra poder trabalhar com ele, e quero poder absorver todo o possível para seguir melhorando e crescendo. Para mim, é um orgulho chegar ao clube, trabalhar com Marcelo e todo este grupo vencedor”, acrescentou.

O treinador cruzeirense aprovou a contratação do levantador de 1,90m. “Uriarte é um atleta muito completo, muito bom levantador, com uma vasta experiência internacional. E, além de ser um grande levantador, saca e bloqueia muito bem. Com certeza, é um grande talento que surgiu no voleibol argentino nos últimos anos”, afirmou Marcelo Mendez.

No Belchatow, Uriarte foi campeão nacional em 2014. “Os últimos quatro anos foram muito importantes para mim, para meu crescimento. Senti que cresci muito. Ganhamos a liga no primeiro ano, e nesse último ano perdemos na final, sempre brigando pelos títulos, entre os dois, três mais fortes da Polônia”, destacou.

Filho do ex-jogador e treinador Jon Uriarte, medalhista de bronze em Seul-1988 e treinador do time do Minas Tênis Clube no vice-campeonato da Superliga em 2005/06, Nico já conhece Minas Gerais e, inclusive, já conhece o ginásio do Riacho, em Contagem, casa do Sada Cruzeiro.

“Quando meu pai trabalhava no Minas, eu estava jogando na liga argentina e pude visitá-lo em Belo Horizonte por alguns dias. Pude ver e conhecer um pouco da cidade, que é muito linda. Mal posso esperar para iniciar este trabalho”, concluiu.

FICHA DO JOGADOR
Nome: Nicolás Uriarte
Posição: Levantador
Altura: 1,90 cm
Peso: 91kg
Naturalidade: Buenos Aires
Nascimento: 21/03/1990
Clubes: Skra Belchatow (Polônia), Seleção da Argentina, Buenos Aires Unidos (Argentina), Boca Juniors (Argentina), Roma Volley (Itália), Zinella Volley Bologna (Itália), Mendoza Volley (Argentina)
T
ítulos: Liga Polonesa (2013/14), Jogos Pan-Americanos (2015) e Sul-Americano Juvenil (2008).