O Sada/Cruzeiro tem "conversas iniciadas" com o levantador argentino Nicolás Uriarte para substituir o ídolo William, contratado pelo Sesi-SP. A afirmação é do diretor esportivo do time mineiro, Flávio Pereira.

A negociação foi divulgada inicialmente no blog do jornalista Bruno Voloch, no portal Estadão, na última terça-feira (9).

"É claro que, quando você perde um levantador com o perfil do William, começam as especulações. O Uriarte realmente é um nome que nos agrada, e estamos conversando, sim. Vamos precisar trazer um levantador experiente para ajudar a conduzir o time", afirmou Pereira ao Hoje em Dia.

Uriarte tem 27 anos e atuou pelo Belchatow (Polônia) nas últimas quatro temporadas. Ele defende a Seleção da Argentina desde 2009 e foi campeão dos Jogos Pan-Americanos em 2015.

O Uriarte realmente é um nome que nos agrada, e estamos conversando, sim. Vamos precisar trazer um levantador experiente para ajudar a conduzir o time"

A investida no mercado internacional só será possível devido à liberação do ponteiro cubano Leal para defender a Seleção Brasileira.

A autorização abre uma das duas vagas para jogadores estrangeiros no elenco celeste, ao lado do também cubano Simón.

Fernando Cachopa

Apesar da busca por um substituto para William, o diretor do Cruzeiro reforça a confiança no jovem reserva Fernando Cachopa, de 21 anos.

"Temos a expectativa de que ele se transforme no principal levantador do país no futuro, então deve ser considerado. Precisamos de um jogador experiente, e vamos trazer, mas apostamos no Fernando também", afirma o dirigente.

Renovações

A diretoria do Cruzeiro já renovou os contratos de quase todos os campeões da Superliga Masculina 2016/17. Além de William, a única exceção no time titular é o ponteiro Felipe.

"Estamos bem avançados com o Felipe, que é um dos nossos principais jogadores. Acredito que ele também ficará. Nossa luta sempre foi para manter todo o time", completa Pereira.

Reforços da base

O novo levantador deverá ser a única contratação do Cruzeiro para a temporada 2017/18. Alguns jovens formados no clube e emprestados por meio da parceria com o JF Vôlei, porém, serão aproveitados no elenco celeste.

"Com certeza, virão um ou dois meias de rede, pelo menos um deles (Bruno Amorin, 22, Romulo Batista, 22, ou Franco Dragon, 21). E talvez também venha o Felipi Rammé (20), que é um ponteiro no qual temos muita esperança", acrescenta o dirigente.

Renan Buiatti

Melhor bloqueador da Superliga, o oposto Renan Buiatti, de 27 anos, está fora dos planos. O jogador disputou a competição nacional pelo time de Juiz de Fora, porém não possuía mais vínculo com o clube da capital.

"Tínhamos o interesse em trazê-lo, mas não conseguimos, pois ele teve uma proposta em condições financeiras mais vantajosas do que nós oferecemos (o jogador é cotado no Sesc-RJ). Tivemos apenas um contrato excepcional, para a disputa do Mundial (outubro de 2016)", concluiu Pereira.

Leia mais:
Levantador William confirma saída do Sada Cruzeiro rumo ao Sesi-SP: 'até breve'
Com maioria dos atletas sem contrato, Sada/Cruzeiro inicia processo de renovação
Saída de William deixa Sada/Cruzeiro com apenas dois remanescentes do primeiro título
Evandro é eleito o melhor jogador, e times mineiros dominam seleção da Superliga
Serginho se isola como maior campeão da Superliga e brinca: 'vou até os 69 anos'