Dos três mineiros na série A do Campeonato Brasileiro, a primeira rodada só foi boa para o América, que ganhou com autoridade do Sport, vencendo o time recifense por 3 a 0, no estádio Independência.

Atlético e Cruzeiro, campeões do torneio, sofreram derrotas amargas, contra Vasco e Grêmio respectivamente.

O Galo chegou a estar vencendo a partida, por 1 a 0, no estádio São Januário, mas levou dois gols em 13 minutos, um deles de pênalti. É a terceira derrota seguida que o time de Thiago Larghi sofreu em uma semana - perdeu também para Cruzeiro, na final do Campeonato Mineiro, e  San Lorenzo, na estreia da Copa Sul-Americana.

O Cruzeiro, com a faixa de campeão mineiro no peito, foi vencido em casa pelo Grêmio, por 1 a 0, num jogo em que o treinador Mano Menezes admitiu que o time jogou abaixo do esperado.

Enquanto o América tem uma semana cheia para enfrentar o Flamengo, no sábado, no Maracanã, Atlético e Cruzeiro se voltam para outros torneios no meio de semana.

O Atlético pega o Ferroviário, em Fortaleza, numa missão teoricamente tranquila. Depois de ganhar por 4 a 0 em Belo Horizonte, o alvinegro pode perder por 3 a 0 que estará classificado para a próxima fase da Copa do Brasil.

Na quinta-feira, o Cruzeiro estará em Santiago, para o jogo contra o Universidad Chile, pela Copa Libertadores. Além de ser o viistante, a equipe celeste está numa situação desconfortável na grupo, ocupando a última colocação, com um ponto.