Secopa entra com pedido junto à Fifa para adiar entrega do Independência

Wallace Graciano - Hoje em Dia
07/05/2013 às 21:11.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:29

A Secopa confirmou na noite desta terça-feira (7) que entrou com pedido junto à FIFA e ao Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL) para que a data de entrega do Independência visando a Copa das Confederações seja postergada. A medida é de interesse do América, Atlético e Cruzeiro, uma vez que os clubes ficariam sem estádios em Belo Horizonte para a realização de seus respectivos jogos nas séries A e B do Brasileirão. A resposta da entidade maior do futebol deve ser dada ainda nesta quarta-feira (8).

A entrega do Mineirão e do Gigante do Horto para a Fifa estaria prevista para o dia 25 de maio, 21 dias antes do início do “Festival de Campeões”. Enquanto o estádio localizado na Pampulha será o palco principal de Belo Horizonte, o Independência será utilizado como campo de treinamento das seleções que aqui estiverem durante o torneio.

O curioso é que o Cruzeiro fará sua estreia no Brasileirão um dia após a data estipulada para disponibilização das arenas. Ainda assim, a Secopa garantiu que o duelo contra o Goiás, que será realizado no dia 26, um domingo, às 18h30, será realizado no Gigante da Pampulha.

Antes da parada para a Copa das Confederações, a Raposa ainda será mandante de dois outros embates: contra o Corinthians, no dia 5 de junho, uma quarta-feira, às 22 horas, e contra o Internacional, quatro dias depois, às 16 horas. Para esses jogos, caso a capital não tenha estádios disponíveis, a tendência é que o time estrelado utilize a Arena do Jacaré.

“Caso os estádios de Belo Horizonte estejam inutilizáveis, o Cruzeiro jogará em Sete Lagoas”, disse o diretor de comunicação do clube, Guilherme Mendes, que completou afirmando que o clube entrou com pedido para que a arena tenha a capacidade anterior de 20 mil pessoas liberada. O laudo de segurança atual permite apenas que metade desse público frequente as dependências do local.

“Donos” do Horto aguardam a liberação

América e Atlético, que costumam mandar com maior frequência suas partidas no Independência, também aguardam pela liberação do estádio. Antes da parada para a Copa do Mundo, ambos os clubes fariam duas partidas no Gigante do Horto.

O Galo ainda aguarda um comunicado oficial para decidir seu rumo, assim como o rival alviverde. Os dois clubes ainda não definiram onde sediarão suas partidas, mas a tendência é que atuem na Arena do Jacaré, assim como o Cruzeiro. 

O alvinegro de Lourdes conta com a liberação do estádio para receber o Grêmio no dia 29 de maio, uma quarta-feira, às 22 horas, e o São Paulo, no sábado seguinte, 1º de junho, às 16 horas, jogos válidos pela 2 e 3ª rodada do Brasileirão, respectivamente.

O Coelho, por sua vez, poderá usufruir da medida no dia 28 de maio, uma terça-feira, quando receberá o Figueirense às 21h50, em duelo válido pela segunda rodada da Série B. Outro jogo que poderá ser liberado é o confronto da 4ª rodada contra o Oeste, no dia 7 de junho, uma sexta-feira. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por