A nova fórmula do Campeonato Mineiro provocou um cenário no mínimo “inusitado” para esta última rodada da etapa de classificação. Tecnicamente nivelada por baixo, a primeira fase do Estadual chega ao capítulo derradeiro neste domingo (11) com seis equipes brigando por vaga nas quartas de final e, ao mesmo tempo, contra o rebaixamento para o Módulo II (veja os confrontos e os números abaixo).

Com o aumento de quatro para oito no número de qualificados para o mata-mata, o torcedor mineiro viu cair o nível de competitividade nesta edição do torneio. Prova disso é que somente o líder Cruzeiro e o vice América chegam a esta altura com um aproveitamento superior a 50%, enquanto apenas seis pontos separam o terceiro colocado Atlético do lanterna Uberlândia na tabela.

Em uma análise um pouco mais “otimista”, o fato que é a 11ª rodada será recheada de emoções, pois todas as partidas terão importância, seja na definição dos duelos na próxima fase ou na acirrada disputa pela sobrevivência na elite estadual.

 

Leia mais:
Saiba quais são os mais prováveis adversários do seu time na próxima fase do Mineiro

 

Corrida maluca

Cinco clubes carimbaram o passaporte para as quartas de final de maneira antecipada, mas apenas Cruzeiro e América já têm posições definitivas na tabela. Atlético, Tombense e Boa Esporte ainda brigam por um lugar no “G-4”, com o objetivo de garantir a vantagem do mando de campo na etapa seguinte.

Nessa disputa, os três podem ganhar a concorrência do Tupi. O time de Juiz de Fora tem grandes chances de se classificar – até mesmo com derrota em casa – e já assiste de camarote à luta contra a queda.

Da mesma forma, Patrocinense e URT dependem apenas de si mesmos para avançar. Por outro lado, ainda não conseguiram se livrar matematicamente do risco de descenso.

No pelotão de trás, Villa Nova, Democrata, Caldense e Uberlândia entram em campo pensando, primeiramente, em escapar da degola. Todos, porém, têm chances de classificação, a depender da combinação dos demais resultados.

Neste sentido, o principal jogo da rodada será o confronto direto no Ronaldão, pois deste duelo sairá pelo menos um rebaixado, e o vencedor ainda poderá “pegar o elevador” para o grupo dos oito classificados.

 

Vejas as chances de cada time, segundo os cálculos do site "Probabilidades no Futebol":

 

Clique para ampliar