Seleção chega totalmente reformulada a Belo Horizonte para encarar Polônia no Mineirinho

Cristiano Martins
csmartins@hojeemdia.com.br
27/06/2017 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:16
 (FIVB/Divulgação)

(FIVB/Divulgação)

Muito prazer, esta é a nova Seleção Brasileira de Vôlei Feminino. O cartão de visitas ao público de Belo Horizonte será apresentado nesta terça-feira (27), às 20h30, no ginásio Mineirinho.

A equipe desembarca com apenas duas remanescentes da participação nos Jogos Olímpicos Rio-2016. Na capital mineira, Natália, Adenízia e outras 15 jogadoras enfrentarão a Polônia em amistoso de preparação para o Grand Prix, entre os dias 7 de julho e 6 de agosto.

A lista de convocadas pelo técnico José Roberto Guimarães até conta com outros rostos bastante conhecidos da torcida, como o da oposta Tandara, ex-Camponesa/Minas, também medalhista de ouro na Olimpíada de Londres-2012 (veja a galeria abaixo).

“Vai ser a minha primeira vez jogando aqui no Mineirinho, na minha cidade. Muito feliz,porque a minha família e todos os meus amigosvão poder comparecer”Carol

O que chama a atenção, no entanto, é a grande quantidade de atletas mais jovens ou com menor sequência na Seleção em temporadas passadas. Algumas delas, inclusive, já ocupando posições de destaque.

É o caso da belo-horizontina Ana Carolina da Silva, a Carol. Tetracampeã da Superliga pelo Rexona-Sesc/Rio de Janeiro, a atleta de 26 anos assumiu uma das vagas no meio de rede, antes ocupadas pelas bicampeãs olímpicas Fabiana e Thaísa.

“Substituí-las é difícil, porque elas tiveram uma história maravilhosa na Seleção. Mas, para mim, é um incentivo. Pude trabalhar com todas as atletas olímpicas (no Grand Prix, em 2014 e 2015, e na preparação para a Rio-2016), e elas são meu espelho e minha inspiração”, diz a atleta.

Neste retorno à Seleção, Carol vem aproveitando muito bem as chances. Foi, inclusive, eleita a melhor jogadora (MPV) do Montreux Volley Masters, torneio conquistado pelo Brasil há duas semanas, na Suíça.

"A nossa responsabilidade é manter o alto nível da Seleção. Para quem está na expectativa, assim como nós, só posso dizer que vamos trabalhar muito para manter o Brasil sempre no topo", afirma a jogadora, contratada pelo Nilufer (Turquia) para a temporada 2017/18.

Rosamaria, do @MinasTC convoca torcida de Belo Horizonte para jogo da Seleção no Mineirinho. Cobertura no @jornalhojeemdia pic.twitter.com/KG96t90sYy— Cristiano Martins (@csmartins) 26 de junho de 2017

Outra novidade no time titular é a ponteira Rosamaria. Destaque do Minas nas últimas duas temporadas, a atleta de 23 anos também brilhou em Montreux. Reserva no início da competição, a catarinense ganhou espaço e foi a maior pontuadora da vitória por 3 a 0 sobre a Alemanha na final.

“Foi super importante ter ido bem no campeonato, principalmente na fase final, porque isso dá confiança. Mas o grupo todo evoluiu, não só eu. Acho que me encaixei bem no momento em que o time todo estava crescendo, e é isso que estamos buscando neste início de preparação”, avalia.

“É diferente, minha primeira vez no Mineirinho também. Conheço o calor da torcida, é um povo apaixonado e que já viveu histórias muito bacanas com a Seleção aqui. É um grande palco, então sei que vai ser uma experiência legal"Rosamaria

Terceira maior pontuadora da última Superliga, Rosamaria teve o vínculo renovado no clube da Rua da Bahia e faz a primeira temporada com a Seleção principal. “É um ano com muita gente nova no grupo, tendo uma experiência internacional inédita. Falo até por mim, porque já joguei campeonatos internacionais pelas seleções de base, mas agora a história é outra”, conclui.

Caso Zé Roberto decida manter a equipe responsável pela conquista na Suíça, as cinco atletas serão as primeiras em quadra, ao lado da levantadora Roberta (Rio de Janeiro), tendo Suelen (Dentil/Praia Clube) como líbero.

Reservas

Durante o amistoso, também sairão do banco outras peças que merecem ser observadas com atenção. Entre elas estão a levantadora Naiane, 22, e a central Mara, 26, antigas conhecidas da torcida local devido às atuações pelo Minas.

Outros destaques são a ponteira Drussyla, 21, a oposta Edinara, 21, e a líbero Gabi "Gabiru", 23. As três foram algumas das principais revelações nas últimas Superligas, defendendo Rio de Janeiro, São Caetano e Osasco, respectivamente.

Os ingressos para o amistoso entre Brasil e Polônia estão à venda por entre R$ 20 (meia) e R$ 50 (inteira), neste link.

Lista de convocadas
Levantadoras: 
Roberta (27, Rexona-Sesc/Rio de Janeiro), Naiane (22, Hinode/Barueri) e Macris (28, Camponesa/Minas)
Opostas: Tandara (28, Nestlé/Osasco), Monique (30, Rexona-Sesc/Rio de Janeiro), Fernanda Tomé (28, São Cristóvão Saúde/São Caetano) e Edinara (21, Hinode/Barueri)
Ponteiras: Natália (28, Fenerbahce-TUR), Rosamaria (23, Camponesa/Minas), Drussyla (21, Rexona-Sesc/Rio de Janeiro) e Amanda (28, Dentil/Praia Clube)
Centrais: Carol (26, Nilufer-TUR), Adenízia (30, Scandicci-ITA), Bia (25, Nestlé/Osasco) e Mara (26, Camponesa/Minas)
​Líberos: Suelen (29, Dentil/Praia Clube) e Gabiru (23, Rexona-Sesc/Rio de Janeiro)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por